A resposta aos problemas nacionais encontra-se na Constituição da República

DI­REITOS João Fer­reira aposta no con­tacto di­recto com os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções e na aus­cul­tação de di­versas en­ti­dades, ga­ran­tindo que a so­lução para os pro­blemas na­ci­o­nais se en­contra na Cons­ti­tuição.

O «pro­blema» da Cons­ti­tuição re­side no facto de não ser cum­prida

No dia 9, o can­di­dato vi­sitou a sede da Con­fe­de­ração Por­tu­guesa das Co­lec­ti­vi­dades de Cul­tura, Re­creio e Des­porto, em Lisboa, que agrega cerca de 3500 as­so­ci­a­ções e clubes. Do con­tacto com os di­ri­gentes dessa es­tru­tura ficou claro o papel de­ci­sivo do as­so­ci­a­ti­vismo na cri­ação de es­paços de de­mo­cracia par­ti­ci­pa­tiva e na ga­rantia do di­reito cons­ti­tu­ci­onal à cul­tura, ao re­creio e ao des­porto.

Para João Fer­reira, num mo­mento em que mi­lhares de co­lec­ti­vi­dades en­frentam grandes di­fi­cul­dades, mais do que con­de­co­ra­ções ou ses­sões so­lenes exige-se do Pre­si­dente da Re­pú­blica uma maior atenção para ga­rantir que estas es­tru­turas podem con­ti­nuar a de­sem­pe­nhar o seu papel in­subs­ti­tuível.

No mesmo dia, num en­contro com os res­pon­sá­veis da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Fre­gue­sias (ANAFRE), o can­di­dato de­nun­ciou a des­va­lo­ri­zação destes ór­gãos de poder local, ora pela as­fixia fi­nan­ceira ora pela pura e sim­ples des­truição, como ocorreu em 2013. João Fer­reira su­bli­nhou, a pro­pó­sito, que a re­po­sição das fre­gue­sias ex­tintas é uma le­gí­tima as­pi­ração de muitas po­pu­la­ções que se en­con­tram, cada vez mais, aban­do­nadas num país gra­du­al­mente mais de­se­qui­li­brado. Esta é uma luta justa, a par da exi­gência de ser­viços pú­blicos com uma rede su­fi­ci­en­te­mente ex­tensa para ga­rantir a co­esão do ter­ri­tório.

Já no dia 4, o can­di­dato es­teve reu­nido com o pre­si­dente do Su­premo Tri­bunal de Jus­tiça, des­ta­cando-se da con­versa quatro as­pectos cen­trais: a im­por­tância de ga­rantir o acesso dos ci­da­dãos à jus­tiça e aos tri­bu­nais; o ur­gente re­forço dos meios e me­ca­nismos para o com­bate ao crime eco­nó­mico e à cor­rupção; a de­fesa in­tran­si­gente da au­to­nomia do Mi­nis­tério Pú­blico e da in­de­pen­dência do Poder Ju­di­cial; e a ne­ces­si­dade de me­lhorar as con­di­ções de quem tra­balha nos tri­bu­nais.

Olhos nos olhos

Na sua pas­sagem pelo dis­trito de Braga, no dia 4, João Fer­reira rumou a Gui­ma­rães, onde par­ti­cipou numa sessão pú­blica. Aí, como aliás tem sido norma nas ac­ções em que par­ti­cipa, des­tacou o ca­rácter avan­çado da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa e o que ela contém de res­posta aos graves pro­blemas que o País en­frenta. Antes, pas­sara pela Con­ti­nental Mabor, em Fa­ma­licão, onde voltou a con­tactar com os tra­ba­lha­dores. O can­di­dato re­cordou a sua pas­sagem pela em­presa em Junho, quando a ten­ta­tiva da ad­mi­nis­tração de atacar di­reitos a pre­texto da epi­demia foi der­ro­tada pela uni­dade e luta dos tra­ba­lha­dores.

Na vés­pera, num en­contro com agentes cul­tu­rais em Coimbra, João Fer­reira ma­ni­festou a sua pre­o­cu­pação quanto à ín­fima do­tação para o sector na pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado, re­a­fir­mando a ne­ces­si­dade de um mí­nimo de 1% para que o di­reito à cul­tura possa ser efec­ti­va­mente con­sa­grado. Para além da sessão pú­blica re­a­li­zada nesse mesmo dia, o can­di­dato vi­sitou ainda a Co­o­pe­ra­tiva Agrí­cola de Mon­temor-o-Velho, onde es­teve reu­nido com re­pre­sen­tantes da Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura. Re­al­çando a im­por­tância es­tra­té­gica da pe­quena e média agri­cul­tura e da agri­cul­tura fa­mi­liar, João Fer­reira apelou à de­fesa do mo­vi­mento co­o­pe­ra­tivo, ao apoio às or­ga­ni­za­ções dos pe­quenos pro­du­tores, ele­mentos es­tru­tu­rantes do apoio à pro­dução na­ci­onal.

Evo­ca­ções justas

As­si­na­lando o dia da fun­dação dos Cor­reios, 500 anos após essa data his­tó­rica, o can­di­dato a Pre­si­dente da Re­pú­blica in­sistiu na ne­ces­si­dade de re­cu­pe­ração do seu con­trolo pú­blico e di­vulgou um ma­ni­festo de apoio à sua can­di­da­tura subs­crito por de­zenas de tra­ba­lha­dores dos CTT.

No dia 5, des­tacou o sig­ni­fi­cado do Dia do Cui­dador In­formal, re­al­çando a im­por­tância de ter sido re­ti­rado da «in­vi­si­bi­li­dade» o papel re­le­vante dos cui­da­dores in­for­mais, que de­dicam o me­lhor do seu tempo e energia ao acom­pa­nha­mento de pes­soas em si­tu­ação de de­pen­dência. Porém, ga­rantiu o can­di­dato, «mais do que pa­la­vras so­li­dá­rias, é pre­ciso uma acção de­ci­dida».




Mais artigos de: Eleições

Candidatura colectiva

Contacto directo Em todo o País, activistas da candidatura de João Ferreira contactam com milhares de pessoas, apresentando as razões que justificam, na actual situação, esta opção de voto nas eleições de Janeiro próximo. Em Loures, houve uma distribuição junto ao refeitório da Câmara Municipal e no centro de Vila...

Comício na Maia evidencia candidatura ímpar

No domingo, 8, o Fórum Maia, nessa mesma cidade, encheu-se de apoiantes, mesmo até ao limite permitido naquele espaço, num comício da campanha presidencial de João Ferreira. A tarde começou com um espectáculo de dança com Vasco Otero, seguindo-se a leitura de poesia. A condução da iniciativa...

O excepcional não pode ser normal

«Para que serve um estado de emergência?» Esta questão foi o ponto de partida para o debate entre João Ferreira, o historiador Manuel Loff e o deputado e dirigente do PCP António Filipe, transmitido na segunda-feira à noite através das redes sociais do candidato. Uma conclusão foi retirada desde logo: a declaração do...

Heloísa Apolónia é a mandatária nacional de João Ferreira

Heloísa Apolónia, jurista, de 51 anos é a Mandatária Nacional de João Ferreira na sua candidatura a Presidente da República. Com esta decisão, a candidatura de João Ferreira dá mais um passo na dinâmica de alargamento de apoios, confirmando a sua vinculação aos valores de Abril, também no que...

«Os Verdes» apoiam João Ferreira

Na reunião do seu Conselho Nacional realizada a 7 de Novembro, o Partido Ecologista «Os Verdes» decidiu apoiar a candidatura de João Ferreira a Presidente da República, desde logo por ser o candidato que «tem demonstrado ter uma consciência social muito forte e uma acção consequente, tendo estado ao lado de todos aqueles...