CDU a favor do Metro de Superfície em Odivelas
No dia 14 de Outubro, a Câmara Municipal de Odivelas debateu o Plano de Mobilidade e Transportes do concelho. Para a CDU, o documento «apresenta um indiscutível e valioso conjunto de estudos e dados que poderão ser de enorme utilidade para a governação do município, assim como algumas propostas que devem merecer a atenção dos responsáveis (políticos e técnicos) quando têm de tomar decisões sobre os diversos projectos que chegam ou partem da própria iniciativa municipal».
Entre outras, destaque para a proposta de expansão da rede do Metropolitano em Metro de Superfície Odivelas-Loures, que «enfatiza o erro da própria linha circular, que necessariamente faz aumentar o número de transbordos das populações residentes a Norte de Lisboa». «A expansão da rede de Metro no nosso concelho vem alterar profunda e decisivamente todas as questões ligadas à mobilidade e aos transportes. (…) Novas interfaces terão de ser consideradas e consequentemente todo o sistema de transportes colectivos rodoviários terá igualmente que ser repensado», afirma a Coligação PCP-PEV, acrescentando: «o mesmo sucederá com os problemas ligados ao estacionamento e à definição dos circuitos pedonais prioritários».
A CDU considerou ainda que a introdução de estacionamentos de via pública tarifados «é inviável, indesejável e injusta, sempre que previamente sejam encontradas alternativas».
Ligar Loures a Odivelas
A Câmara de Loures aprovou, entretanto, a celebração de um protocolo com o município de Odivelas e o Metropolitano de Lisboa para a instalação de um Metro de Superfície a partir de Odivelas, com duas ligações: uma a Santo António dos Cavaleiros e ao Hospital Beatriz Ângelo e outra a Loures e ao Infantado.
Em causa está uma linha de transporte colectivo, com uma extensão de cerca de 12 quilómetros e um orçamento estimado de 250 milhões de euros, incluindo o material circulante. Este projecto foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo e deverá beneficiar de financiamento comunitário.