Pentágono procura nova sede para o seu Comando de África
O Pentágono estuda a transferência da sede do Comando militar de África (Africom) para território dos EUA ou outro país, depois do anúncio do plano de redução das tropas norte-americanas na Alemanha, informa o diário Military Times.
Segundo James Anderson, do Departamento de Defesa, a sede do Africom, em Estugarda, sairá da Alemanha para «uma localização diferente, ainda por determinar», no quadro da retirada de 12 mil efectivos norte-americanos do país europeu.
O Departamento de Defesa avalia que elementos estariam em jogo se a nova sede do Africom estivesse na Europa ou em África «ou se fosse para o território dos EUA, que é outra possibilidade», afirmou Anderson, a 30 de Setembro, numa audiência no Comité dos Serviços Armados, na Câmara dos Representantes.
Chrissy Houlahan, democrata da Pensilvânia, questionou se a decisão de retirar a sede do Africom da Alemanha não terá sido tomada apressadamente, sem considerar os custos ou o impacto da decisão na crescente presença dos EUA em África.
Antes, o presidente do comité, o democrata Adam Smith, também questionou a decisão de mudar o Africom sem haver qualquer acordo sobre para onde será transferido.
Anderson disse aos legisladores que os custos e a permissão do país anfitrião estão entre as variáveis consideradas pelo Pentágono para encontrar uma nova localização. Explicou que o general Stephen Townsend, chefe do Africom, trabalha com o seu pessoal nas diversas opções sobre a futura localização do comando militar de África, que integra cerca de 1400 militares e civis.