China apela à unidade para fortalecer multilateralismo

O pre­si­dente da China, Xi Jin­ping, afirmou que o uni­la­te­ra­lismo e a he­ge­monia são prá­ticas im­po­pu­lares e sem ca­bi­mento no que de­signou de co­mu­ni­dade in­ter­na­ci­onal, à qual instou a unir-se para for­ta­lecer o sis­tema mul­ti­la­teral.

Num diá­logo com o se­cre­tário-geral da ONU, An­tónio Gu­terres, no quadro da 75.ª As­sem­bleia Geral das Na­ções Unidas – cujo pe­ríodo para as in­ter­ven­ções dos chefes de Es­tado e de Go­verno de­correu na se­mana pas­sada de forma vir­tual –, o di­ri­gente chinês en­fa­tizou a im­por­tância de res­peitar o papel dessa or­ga­ni­zação e as suas re­gras de modo a en­frentar os de­sa­fios do mundo ac­tual.

Xi Jin­ping in­dicou que em­bora a pan­demia tenha acen­tuado os pro­blemas do que de­signou de go­ver­nança, este é o mo­mento de pro­curar em con­junto a ma­neira de a me­lhorar e de in­ten­si­ficar o mul­ti­la­te­ra­lismo e a co­o­pe­ração. As­se­gurou que o seu país nunca pro­cu­rará a con­fron­tação ide­o­ló­gica nem a de­sar­ti­cu­lação com ou­tras eco­no­mias, mas não per­mi­tirá a nin­guém so­cavar a sua so­be­rania, dig­ni­dade e es­paço de de­sen­vol­vi­mento. A China, in­sistiu, pro­te­gerá com fir­meza os seus le­gí­timos di­reitos e in­te­resses e de­fen­derá a paz, a jus­tiça e a igual­dade in­ter­na­ci­onal.

Entre ou­tros as­pectos, Xi Jin­ping re­a­firmou o apoio ao papel de li­de­rança do sis­tema das Na­ções Unidas, es­pe­ci­al­mente da Or­ga­ni­zação Mun­dial da Saúde, na luta contra a ac­tual pan­demia, e pro­meteu par­ti­lhar com ou­tros países a sua ex­pe­ri­ência nesse com­bate. Rei­terou também a dis­po­sição da China em con­tri­buir para o acesso dos países eco­no­mi­ca­mente menos de­sen­vol­vidos às va­cinas contra a COVID-19.




Mais artigos de: Internacional

Movimento para o Socialismo enfrenta direita golpista na Bolívia (MAS)

ELEIÇÕES Estão mar­cadas para 18 de Ou­tubro elei­ções pre­si­den­ciais na Bo­lívia e o can­di­dato do Mo­vi­mento para o So­ci­a­lismo (MAS), Luís Arce, vai en­frentar nas urnas a di­reita gol­pista que der­rubou Evo Mo­rales em No­vembro do ano pas­sado.

Mais medidas dos EUA agravam bloqueio contra Cuba

SANÇÕES Vi­a­jantes norte-ame­ri­canos não podem alojar-se em ho­téis que sejam pro­pri­e­dade do Es­tado cu­bano e estão proi­bidos de im­portar rum e cha­rutos. À porta das elei­ções nos EUA, re­cru­desce o blo­queio contra Cuba.

Esquerda chilena quer Constituição de Pinochet no caixote de lixo da História

Daniel Jadue, alcaide da comuna de Recoleta, em Santiago do Chile, exortou os partidários de uma nova Constituição para o Chile a conseguir mais de dois terços de delegados na Convenção Constituinte. O edil comunista, hoje a figura da oposição mais bem avaliada nas sondagens para uma candidatura presidencial, afirmou que...

Uma sociedade decadente debate decadentemente

O primeiro debate entre Trump e Biden foi a erupção cutânea de um tumor profundo. Inúteis do ponto de vista informativo, os 90 minutos de interrupções e insultos foram uma amostra da decadência histórica da democracia burguesa nos EUA. Caótico, violento e imoral: o debate pôs a nu os termos em que, dentro de um mês, se...