O Militante estará à venda na Festa do Avante!

A edição de Setembro/Outubro de «O Militante» estará disponível na Festa do Avante! E chegará aos Centros de Trabalho do PCP no decurso da próxima semana. As primeiras páginas da publicação bimestral abordam a temática do reforço do colectivo partidário e da organização do XXI Congresso do PCP com os textos «Mais força ao Partido, Mais força à Alternativa» e «Reforçar o Partido, preparar o XXI Congresso».

Nesta edição, para além de assinaladas duas efemérides (com o centenário do nascimento de José Magro escrito por Domingos Abrantes; e com os 50 anos da criação da Acção Revolucionária Armada com texto de António José Rodrigues), também os textos «Lutamos pelo Socialismo», de José Capucho, e «Engels, a reivindicar a luta pelo ambiente desde o século XIX», de Miguel Tiago, abordam questões ideológicas de fundo.

Três textos analisam diferentes temáticas da situação nacional: «Impactos na economia e na evolução da situação nacional», de Vasco Cardoso, «Alentejo ao sabor do capitalismo agrário», de João Pauzinho, e «Militância em tempos de epidemia, A experiência da JCP no Porto», de Alexandra Pinto.

Carlos Lopes Pereira e Luís Carapinha assinam dois artigos que se debruçam sobre a situação internacional: «Guerras e subversão permanente – ofensiva imperialista em África» e «Marco inapagável da luta emancipadora do povo chileno. Allende e o legado da Unidade Popular na rota do futuro», respectivamente.

«O Militante» de Setembro/Outubro conta ainda com os textos «CGTP-IN: 50 anos apontados ao futuro», de Francisco Lopes, e «Uma data para um bicentenário: 24 de Agosto de 1820», de Fátima de Sá.




Mais artigos de: PCP

Festa do Avante! - 44 anos a fruir a liberdade e os valores de Abril

A primeira Festa Quando, na noite de 26 de Setembro de 1976, a Festa do Avante! encerrou as portas, os que passaram por Alcântara naqueles três dias já tinham os olhos postos em Setembro de 1977. A sensação era a de ter abraçado uma enorme fatia de mundo sem ter tido tempo para absorver o...

O que conta são as opções, não as palavras

O PCP reagiu, no dia 20 de Agosto, à entrevista concedida pelo primeiro-ministro ao Expresso, afirmando que «mais do que palavras, o que decide são as opções, soluções e caminhos escolhidos para responder aos problemas nacionais». E estes não se resolvem, garante, «ameaçando com crises, mas sim encontrando soluções para...

Avante pela democracia e pelos direitos

A Festa do Avante! fechou Agosto e iniciou Setembro na ordem do dia dos principais órgãos de comunicação social, numa campanha de ataque ao PCP e à sua actividade concertada e de grandes dimensões. A arregimentação foi permanente, com particular incidência no dia 31 de Agosto. Jornalistas, comentadores, especialistas em...