Tensões no Mediterrâneo entre Grécia e Turquia

O governo de Ankara anunciou na segunda-feira, 10, que o navio Oruç Reis encontra-se no Mediterrâneo Oriental para retomar as explorações de gás, apesar das disputas entre a Turquia e a Grécia sobre a soberania de uma zona marítima dessa área.

O ministro turco da Energia, Fatih Donmez, indicou que o barco já se encontra no local onde serão feitas perfurações, como parte da vontade do país em avançar para a soberania energética.

Na semana passada, o presidente turco, Recep Erdogan, anunciou o reinício da exploração de gás nas proximidades da ilha grega de Kastellorizo, a zona marítima em disputa com a Grécia.

De acordo com Erdogan, a decisão foi tomada como resposta à assinatura pela Grécia e Egipto de um acordo para estabelecer uma zona económica exclusiva entre ambos os países no Mediterrâneo.

Enquanto Atenas e Cairo asseguram que o tratado está conforme o direito internacional e a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, as autoridades turcas opinam que o acordo é nulo e não tem qualquer valor. «Não existe fronteira marítima entre a Grécia e o Egipto. A área supostamente limitada encontra-se dentro da plataforma continental turca», assinalou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia.

Ankara e Atenas mantêm a disputa pela soberania da área compreendida desde a costa da cidade turca de Antalia até à ilha grega de Kastellorizo, confronto que se agudizou recentemente quando a Turquia começou as perfurações para explorar gás natural.

No meio de especulações sobre um possível conflito militar entre os dois países membros da NATO, Erdogan mandou parar as actividades de exploração a pedido da chanceler alemã Angela Merkel, que mediou o diferendo tentando apaziguar os dois lados.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, mostrou-se disponível para dialogar com a Turquia no sentido de resolver o conflito marítimo e, no caso de não se conseguir um acordo, sugeriu a possibilidade de recorrer ao Tribunal Internacional em Haia.




Mais artigos de: Europa

Acordar para o Acordo

O Acordo Económico Comercial Global entre a União Europeia (UE) e Canadá, conhecido por CETA, alegando objectivos como facilitar a exportação de bens e serviços e, consequentemente, trazer benefícios para consumidores e empresas, reduzir as taxas aduaneiras para um grande número de produtos ou uniformizar normas para...