Preparar a Festa do Avante! com medidas de protecção

CONCRETIZAÇÃOA conferência de imprensa de apresentação da 44.ª edição da Festa do Avante! teve lugar na Quinta da Atalaia, anteontem, dia 4. Depois de serem dados a conhecer elementos novos e aspectos fulcrais sobre esse que é o maior acontecimento político e cultural do País, os presentes foram guiados por uma breve visita ao terreno.

A Festa que se reinventa como a Festa da fraternidade, da amizade e da camaradagem

Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, deu início à conferência de imprensa que apresentou a Festa do Avante!. Desde os elementos de sempre, que se reinventam e dão àquele primeiro fim-de-semana de Setembro a sua alma tão particular, até aos novos aspectos que oferecem, anualmente, aos visitantes, agradáveis surpresas. Na edição de 2020 da Festa do Avante!, e atendendo à situação particular em que o País vive, uma atenção muito particular foi dada às medidas de protecção nos planos da higiene e de segurança,  e saúde que provarão que é possível concretizar e usufruir daquele grande evento.

Esta é uma «Festa que pensamos ser uma grande afirmação e um grande estímulo à criatividade, à cultura, à arte, ao desporto, ao lazer, à intervenção política, à solidariedade e à fruição da vida, que são elementos essenciais à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores e do povo português», afirmou Alexandre Araújo. É também por essa razão e pela situação epidémica vivida pelos portugueses que a Festa assume «uma importância ainda maior», acrescentou.

O alargamento do espaço da Festa em 10 mil m2 – 30 hectares no total; três grandes palcos, mais o Avanteatro e o Cineavante, também estes ao ar livre, com lugares delimitados, com uma área alargada e com os novos assistentes de plateia; uma redução substancial da área de construção, do número de iniciativas, de restaurantes, para maior espaço de circulação, salvaguardando, no entanto, aquilo que a Atalaia tem de melhor para oferecer; e cuidados suplementares na limpeza e higienização de todos os espaços da Festa, estas são apenas algumas das novas normas introduzidas na Festa do Avante! que garantirão que a mesma se realize da melhor e mais protegida forma possível.

«Valorizamos a nossa Festa porque ela é construída da mesma forma de sempre, na base do trabalho voluntário e militante», salientou Alexandre Araújo.

Uma programação nova, com a qualidade de sempre

Madalena Santos, membro da Comissão de Espectáculos e da Direcção da Festa do Avante!, lembrou que a programação, este ano, será dedicada à cultura portuguesa e que foi dada prioridade aos artistas portugueses e aos artistas de expressão portuguesa.

O espectáculo de homenagem à Amália Rodrigues, o bloco de Jazz dedicado a Manuel Jorge Veloso com a participação da Orquestra de Jazz do Hot Clube e o espectáculo dedicado às crianças, foram alguns dos destaques frisados por Madalena Santos.

A responsável também deixou clara a preocupação do PCP com a segurança dos trabalhadores profissionais dos palcos da Festa, garantindo que as condições de higiene serão asseguradas em todos os momentos.

«Foi importante a Festa do Avante! ter dado o primeiro passo aquando do começo da epedemia. Foi fundamental, tendo em conta a nossa postura em relação ao sector cultural, às áreas das artes e do espectáculo», concluiu, não sem antes sublinhar a importâncias de assegurar aos profissionais a possibilidade de «continuarem a trabalhar, a fazer aquilo que sabem fazer, e que tanto nos é indispensável para a nossa vivência em termos humanos».

Stereossauro traz mais convidados à Festa do Avante!

No decurso da conferência de imprensa foram ainda apresentadas outras novidades. Aos convidados já anteriormente anunciados para a actuação de Stereossauro – Camané, Chullage e Ricardo Gordo – irão juntar-se ainda Carlão e Marisa Liz.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Teatro de rua em festa nos dias 4, 5 e 6 de Setembro

ARTE Nesta edição da Festa do Avante!, o Avanteatro, cumprindo com as medidas sanitárias que a actual situação exige, assumirá a componente de teatro de rua e contará com uma programação de diversas expressões: teatro, música, poesia e fusão de vídeo documental e conceptual com o circo. Este espaço vai assinalar o centenário de Bernardo Santareno (1920-1980).

Os Mão Morta regressam à Festa do Avante!

CULTURA A Festa é uma «oportunidade para os profissionais da Cultura e do espectáculo poderem exercer a sua profissão e sobreviver a estes tempos tão madrastos», afirmou, em entrevista ao órgão central do PCP, Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta.

O Fado é do povo

O fado, com raízes profundamente populares, é expressão maior da língua e da cultura portuguesas, património de toda a Humanidade e um dos melhores exemplos da capacidade criadora do povo na expressão das suas vivências, da sua condição, dos seus anseios. No Espaço Fado estarão muitos dos...