Estudantes do Superior exigem respostas
A Alameda da Universidade de Lisboa acolheu, no passado dia 16, uma tribuna pública, promovida pelas associações de estudantes da Faculdade de Letras (AEFLUL) e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (AEFCSH). Em várias dezenas de intervenções, os estudantes das universidades de Lisboa alertaram para as dificuldades económicas, agravadas pela pandemia, que podem fazer com que muitos tenham de abandonar o Ensino Superior.
Segundo os promotores da iniciativa, «a pandemia não pode servir de desculpa para colocar em causa direitos fundamentais, nem para hipotecar o futuro da juventude e do País».
Numa das intervenções, Pedro Fernandes, em nome da AEFCSH, lembrou que os problemas do Ensino Superior «não são poucos nem recentes». «A pandemia em nada alterou o estado de coisas», antes «agravou e expôs as várias fragilidades e desigualdades presentes no modelo de ensino», salientou, dando como exemplo as propinas, cujo objectivo «nunca foi garantir a qualidade do ensino, mas sim transferir para as famílias uma responsabilidade que não é sua – a do financiamento do Ensino Superior».