Reforçar o combate à violência doméstica

Foi aprovado na generalidade, baixando à comissão, o projecto de lei do PCP que reforça medidas de protecção das vítimas de violência doméstica. O diploma recolheu o voto favorável de todas as bancadas à excepção de CDS, PAN e Chega, que se abstiveram.

Uma proposta de lei do Governo prevendo a recolha de prova pelas autoridades nas primeiras 72 horas a seguir à queixa e alterações ao nível das decisões judiciais, baixou à comissão a pedido do PS, sem votação, por 30 dias.

No debate realizado no dia 6 a deputada Alma Rivera sustentou que apesar da legislação (Lei n.º 112/2009) aplicável à prevenção da violência doméstica e à protecção e assistência às suas vítimas ser reconhecidamente um «excelente instrumento, de grande abrangência e profundidade», a realidade tem «demonstrado limitações do sistema em termos de eficácia, rapidez e coerência das decisões judiciais».

Dificuldades que importa corrigir para que seja possível corresponder às necessidades das vítimas, observou a parlamentar comunista, que, embora reconhecendo que a proposta governamental vai nessa direcção, defendeu ser necessário um «reforço de meios, designadamente conferindo recursos para as equipas multidisciplinares de apoio à decisão do juiz».




Mais artigos de: Assembleia da República

PCP contra o ruinoso buraco sem fundo que é o Novo Banco

ECONOMIA «Gostava que o Governo se dirigisse ao milhão e 300 mil de trabalhadores que está em lay-off, com o corte de 1/3 de salário, que também tinham contratos assinados, com salários contratualizados, e lhes dissesse que contratos são contratos».

A distribuição de dividendos e a descapitalização das empresas

O PS e restantes bancadas à direita do hemiciclo inviabilizaram o projecto de lei do PCP que visava impedir, no actual contexto de pandemia, a distribuição de dividendos na banca, nas grandes empresas e nos grupos económicos. Diplomas de sentido similar do PEV e do PAN tiveram igual destino. Numa altura difícil como a...

Problemas do País exigem outras opções e respostas

O único caminho capaz de abrir uma perspectiva de desenvolvimento sustentado é o da reposição de direitos e rendimentos, que reforce o investimento público nas infra-estruturas de que o País carece, dinamize o aparelho produtivo, assegure serviços públicos de qualidade, liberte Portugal do domínio dos monopólios e...

Por exames de melhoria de nota no secundário

Baixou à comissão de Educação, sem votação, o projecto de lei do PCP que estabelece medidas excepcionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Dele consta, nomeadamente, a proposta que prevê a realização de exames de melhoria de nota no ensino secundário. O tema esteve recentemente...