CGTP-IN reúne-se com PCP
Uma delegação da CGTP-IN, dirigida pela sua Secretária-geral, Isabel Camarinha, reuniu-se com uma delegação do PCP, dirigida por Jerónimo de Sousa, Secretário-geral, esta terça-feira, dia 10, em Lisboa, no centro de trabalho do Partido na Rua Soeiro Pereira Gomes.
«Recebemos uma importante delegação da CGTP-IN, que nos veio apresentar as principais conclusões e as linhas de força definidas no seu Congresso», disse Jerónimo de Sousa aos jornalistas, no final da reunião.
O Secretário-geral assinalou que o 14.º Congresso da Intersindical Nacional «constituiu um êxito assinalável, mantendo esta organização, uma estrutura democrática, unitária, de classe, confirmando toda a força e expressão desta grande central sindical que, num quadro difícil e exigente, conseguiu reforçar a sua organização, aumentar a sindicalização e, simultaneamente, apresentar aos trabalhadores e ao País aquilo que são hoje questões fundamentais, como a valorização do trabalho e dos trabalhadores, a defesa do emprego com direitos, o combate à precariedade, a defesa de direitos individuais e colectivos e a necessidade de impedir que as normas mais gravosas da legislação laboral continuem a prevalecer, designadamente em relação à contratação colectiva».
Os trabalhadores portugueses «encontram na CGTP-IN a força organizada, no plano social, capaz de responder àquilo que são as suas aspirações mais fundas», realçou Jerónimo de Sousa.
Isabel Camarinha sublinhou que o PCP acompanha as posições da confederação relativamente à análise da situação no País, à necessidade de desenvolvimento e de aumento da produção nacional, de valorização dos trabalhadores e de aumento geral dos salários. «Ficamos muito satisfeitos com o PCP, por nos demonstrar que está disponível, no plano político, para colocar estas grandes prioridades e, no plano institucional, para apresentar também estas grandes questões para aprovação», considerou a dirigente.
Para apresentar as conclusões do seu 14.º Congresso, a CGTP-IN tem reuniões agendadas com outras forças políticas e foi recebida anteontem pelo presidente da Assembleia da República.