Estudantes exigem condições para estudar

Para assinalar o Dia Nacional do Estudante, os estudantes do ensino Básico e Secundário saem à rua, de 23 a 27 de Março, para reivindicar uma educação pública, gratuita e de qualidade.

No manifesto «Faz-te ouvir! + condições para estudar» – elaborado pelas associações de estudantes da Marquês de Pombal (Lisboa), Fernão Mendes Pinto, Monte da Caparica (Almada), José Afonso, Amora, João de Barros, Reis Silveira (Seixal) e Henrique Medina (Esposende) – exige-se do Governo obras nas escolas degradadas; climatização (aquecimento) em todas as salas de aula; contratação de mais funcionários, professores e outros técnicos; renovação dos equipamentos electrónicos; retirada do amianto de todas as escolas.

«Somos nós, estudantes unidos, aqueles que têm capacidade de mudar esta realidade e exigir o investimento necessário para a nossa educação. O que está em jogo é o nosso futuro e o do País», afirma o manifesto, onde se reclama, ainda, a valorização das vias profissionalizantes; o fim das concessões das cantinas e dos Exames Nacionais; avaliação contínua; redução do número de alunos por turma; gratuitidade do passe escolar; melhor acção social escolar.

 



Mais artigos de: Nacional

Concerto pela Paz em Lisboa

CULTURA No dia 4 de Abril, o Fórum Lisboa acolhe, às 15h30, um Concerto pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). Jorge Palma é um dos convidados.

CPPME propõe um TVDE por cada 15 táxis na Madeira

Os presidentes da Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME), Jorge Pisco, e da Federação Portuguesa do Táxi (FPT), Carlos Ramos, deslocaram-se, no dia 3 de Março, ao Funchal, para, em conjunto com o núcleo da Madeira da CPPME, se encontrarem com o vice-presidente do Governo Regional, Pedro...

Frei Bento Domingues homenageado no Porto

Por iniciativa da Associação Conquistas da Revolução (ACR), realizou-se, dia 28 de Fevereiro, no Espaço Mira, um «Encontro com Frei Bento Domingues», que reuniu mais de uma centena de pessoas. Durante a sessão foi evocado o percurso de vida e a vasta obra de Frei Bento Domingues, como teólogo, estudioso e pedagogo, mas...