Partido Comunista Português no 23.º Congresso do PCA

Realizou-se em Frankfurt, nos dias 28 e 29 de Fevereiro e 1 de Março, o 23.º Congresso do Partido Comunista Alemão (PCA), com a presença de cerca de 300 delegados, assim como de convidados.

Ao longo dos três dias, os delegados debateram as moções apresentadas, sobre a situação na Alemanha, a situação internacional, a situação da saúde, as questões do ambiente, a situação na região oriental da Alemanha (ex-RDA), assim como os estatutos e o programa político do PCA, onde deram grande enfoque ao reforço da organização do partido, particularmente junto dos trabalhadores.

Na intervenção final, Patrik Kobele – presidente do PCA, reeleito com cerca de 80% dos votos – afirmou que esses três dias foram fundamentais para debater, analisar e consensualizar as posições no partido sobre a estratégia a desenvolver.

O Congresso elegeu os novos membros do Comité Central, Comissão Política e Secção das Relações Internacionais.

O PCP, que se fez representar por Filipa Sobral, dirigiu uma mensagem ao Congresso, onde, entre outros aspectos, transmitiu as saudações fraternas dos comunistas portugueses a todos os militantes do PCA e aos trabalhadores e povo alemão e reiterou a vontade do PCP de estreitar as tradicionais relações com o PCA.




Mais artigos de: Europa

PCP solidário com PC da Polónia

O Secretariado do Comité Central do PCP dirigiu uma carta à Embaixada da Polónia em Portugal onde expressou o seu repúdio «face à continuada campanha anticomunista na Polónia e aos reiterados factos de perseguição política e judicial visando dirigentes e activistas do Partido Comunista da Polónia, assim como outros...

Domingo lá estaremos!

Aproxima-se a comemoração do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Em todo o lado, a data será marcada por diversas e variadas iniciativas. Também no Parlamento Europeu será assinalada, como todos os anos. Mas como todos os anos, os conteúdos ficarão distantes de abordar as causas de fundo das desigualdades e das...