Saudação do Comité Central do PCP

A realização do XIV Congresso no ano em que a CGTP-IN assinala o seu 50.º aniversário dá-lhe uma singularidade histórica acrescida.

O Comité Central do Partido Comunista Português saúda neste Congresso o grande colectivo, os seus órgãos de direcção, os milhares de dirigentes, as dezenas de milhares de delegados sindicais e activistas e, através deles, os trabalhadores e a sua luta.

O Comité Central do Partido Comunista Português saúda aqueles que ao longo de meio século assumiram responsabilidades e aqueles que agora as assumem, num processo de renovação em que gerações de dirigentes e activistas se sucedem, prosseguindo e dinamizando o trabalho para a unidade, organização e luta dos trabalhadores.

A CGTP-IN, construção dos trabalhadores portugueses, continuadora das melhores tradições do movimento operário, formada nos tempos de resistência ao fascismo, com um papel essencial na Revolução de Abril e na defesa das suas conquistas, corporiza um projecto sindical único, unitário, de classe, democrático, independente, de massas e solidário.

Nos tempos mais recentes sublinha-se o seu papel no combate ao pacto de agressão contra os trabalhadores e o povo subscrito por PS, PSD e CDS, na derrota do governo PSD/CDS, na defesa, reposição e conquista de direitos no quadro da nova fase da vida política nacional.

Na sua acção de sempre, a CGTP-IN assume-se como a mais firme e consequente estrutura de defesa dos interesses, direitos e aspirações dos trabalhadores portugueses, na defesa de melhores salários, horários dignos, de melhores condições de trabalho, de luta contra a precariedade e em defesa da contratação colectiva, na exigência da revogação das normas gravosas da legislação laboral, no combate à exploração.

Numa situação marcada pela ofensiva do grande capital e do imperialismo, é particularmente importante a posição de solidariedade internacionalista da CGTP-IN. Numa situação em que o grande capital, ao mesmo tempo que aproveita as opções de classe do Governo PS a seu favor, desenvolve uma intensa acção para promover caminhos revanchistas e reaccionários que significam o agravamento brutal da exploração, o empobrecimento e o comprometimento da democracia e da soberania nacional, a CGTP-IN e o movimento sindical unitário que agrega assumem uma posição essencial na luta que continua pela defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, por uma alternativa patriótica e de esquerda que se insere na construção de uma democracia política, económica, social e cultural, afirmando os valores de Abril no futuro de Portugal.

Enfrentando campanhas e a acção divisionista, segue firme o seu caminho, sempre com os trabalhadores, sempre pelos trabalhadores.

A CGTP-IN, a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, reafirma-se nos tempos actuais como essencial na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores, indissociável do processo de emancipação social, da construção de uma sociedade sem classes, da superação revolucionária do capitalismo, pelo socialismo.

Viva o XIV Congresso!

Viva a CGTP-IN!

Vivam os trabalhadores portugueses!

Vivam os trabalhadores de todos os países do mundo!



Mais artigos de: Em Foco

Conferência sindical internacional

Sob a consigna «Lutar pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, a solidariedade e a paz», a CGTP-IN realizou no dia 13, quinta-feira, uma conferência sindical internacional, que contou com a participação de cerca de 110 representantes de mais de 70 centrais sindicais de todo o mundo, que se deslocaram a Portugal...

Delegação do PCP

No 14.º Congresso da CGTP-IN, em cuja preparação e realização se empenharam muitos militantes comunistas, no quadro da sua intervenção como dirigentes, delegados e activistas sindicais, o Partido esteve representado por uma delegação do PCP composta por Francisco Lopes, membro do Secretariado e da Comissão Política do...