Câmara de Santiago do Cacém requalifica o centro histórico de Alvalade

AUTARQUIAS No dia 2 de Janeiro, arrancaram as obras de requalificação do centro histórico de Alvalade, num investimento de 793 mil euro. A rede de águas da freguesia será melhorada.

Humanizar os espaços, dando prioridade à circulação de peões

Segundo o município, a empreitada contempla a «emblemática» Praça D. Manuel I e inclui cinco ruas e largos da vila, localizada no interior do concelho de Santiago do Cacém, estando prevista a sua conclusão para Março deste ano.

A obra, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, conta com o apoio de fundos comunitários e pretende «requalificar toda a zona antiga da vila de Alvalade, com uma história e património muito relevantes». «Além das questões estéticas e de mobilidade, vamos remodelar toda a rede de águas», porque algumas das ruas não têm escoamentos pluviais, explicou o presidente da autarquia, Álvaro Beijinha, em comunicado.

A obra pretende «humanizar os espaços, dando prioridade à circulação de peões», e contempla a colocação de mobiliário urbano, criação de zonas de esplanada na Praça D. Manuel I, reestruturação do estacionamento e circulação automóvel e a plantação de árvores, bem como a execução de escoamentos de águas pluviais, pavimentação e a colocação de sinalização rodoviária.

Novo veículo eléctrico para limpeza urbana

Em Dezembro, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém colocou ao serviço o segundo veículo eléctrico multifunções, adquirido por cerca de 30 mil euros, que será um grande apoio nas operações de manutenção e conservação de espaços verdes públicos.

Com este investimento, o município pretende contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e outras emissões poluentes, bem como para a diminuição do ruído em meio urbano, participando activamente para atingir as metas que constituem os objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, compromissos a que Portugal se encontra internacionalmente vinculado.

 





Mais artigos de: Nacional

TST extingue e reduz carreiras

TRANSPORTES Oito meses depois do alargamento do passe social intermodal e da redução do seu custo, a Transportes Sul do Tejo (TST) eliminou, a partir de 6 de Janeiro, quatro carreiras e reduziu o número de autocarros.

Governo atrasa descida dos passes

O novo preço do passe ferroviário inter-regional, que deverá passar para 70 euros no máximo, não entrou em vigor porque o Governo «terá imposto à CP que espere pela aprovação do Orçamento do Estado/2020, contrariamente ao que foi feito com os operadores privados rodoviários», que, a partir de 1 de Janeiro deste ano,...

PCP reúne com utentes da Transtejo e Soflusa

Bruno Dias, deputado do PCP na Assembleia da República (AR), esteve reunido, no dia 16 de Dezembro, com membros de comissões de utentes da Transtejo e da Soflusa, depois de o Governo ter anulado o concurso de aquisição de 10 novos barcos. Em cima da mesa estiveram, igualmente, problemas relacionados com o estado da frota...

Vila Viçosa aprova orçamento de rigor

A Câmara e a Assembleia Municipal de Vila Viçosa aprovaram o orçamento para 2020, no valor de 8,5 milhões de euros, bem como as grandes opções do plano (GOP). Segundo a autarquia, da CDU, o orçamento para o próximo ano foi elaborado com critérios de «rigor e contenção». Em 2020, o município...

Concessão de terrenos em Odivelas

Os vereadores da CDU na Câmara Municipal de Odivelas votaram contra uma proposta, apresentada pelo executivo PS, de concessão de dois terrenos municipais a entidades privadas, um em Porto Pinheiro/Colinas do Cruzeiro (8500 m2) e outro na Carochia/Jardim da Amoreira (15 427 m2), para construção de ginásios e piscinas, com...