Comércio e enfermeiros hoje em luta

O CESP/CGTP-IN promove hoje, entre as 11h30 e as 13 horas, um cordão humano e uma tribuna pública, junto ao Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, com o objectivo de chamar a atenção para a violência das relações de trabalho nos super e hipermercados e seus centros de logística e nos centros comerciais.
Ao confirmar a participação do seu Secretário-geral nesta iniciativa, a CGTP-IN lembrou que, além de auferirem salários muito baixos, os trabalhadores deste sector estão sujeitos a brutais ritmos de trabalho, a horários longos e que as empresas alteram, a seu belo prazer, a laboração nos sete dias da semana (incluindo domingos e feriados), sem que sejam respeitados os contratos colectivos de trabalho.

Para hoje, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses declarou greve no âmbito da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e convocou uma concentração para as 11h30, junto à sede desta, pela concretização do descongelamento de progressões, que deveria ter ocorrido desde Janeiro de 2018, na generalidade dos casos, e também desde Janeiro deste ano.
O SEP/CGTP-IN e os enfermeiros exigem também outras medidas, como o aumento de profissionais, que integram um caderno reivindicativo, a ser entregue ao presidente da ARS. Algumas delas arrastam-se sem resposta há mais de dois anos, lembra o sindicato.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Patrão da Kyaia condenado na rua

Com fábricas de calçado em Guimarães e em Paredes de Coura, o Grupo Kyaia, de Fortunato Frederico, provocou forte descontentamento entre os seus cerca de 600 trabalhadores desde que, no início de Outubro, determinou um aumento da jornada de trabalho em 20 minutos, impondo duas pausas de 10...