Comércio e enfermeiros hoje em luta
O CESP/CGTP-IN promove hoje, entre as 11h30 e as 13 horas, um cordão humano e uma tribuna pública, junto ao Centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa, com o objectivo de chamar a atenção para a violência das relações de trabalho nos super e hipermercados e seus centros de logística e nos centros comerciais.
Ao confirmar a participação do seu Secretário-geral nesta iniciativa, a CGTP-IN lembrou que, além de auferirem salários muito baixos, os trabalhadores deste sector estão sujeitos a brutais ritmos de trabalho, a horários longos e que as empresas alteram, a seu belo prazer, a laboração nos sete dias da semana (incluindo domingos e feriados), sem que sejam respeitados os contratos colectivos de trabalho.
Para hoje, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses declarou greve no âmbito da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e convocou uma concentração para as 11h30, junto à sede desta, pela concretização do descongelamento de progressões, que deveria ter ocorrido desde Janeiro de 2018, na generalidade dos casos, e também desde Janeiro deste ano.
O SEP/CGTP-IN e os enfermeiros exigem também outras medidas, como o aumento de profissionais, que integram um caderno reivindicativo, a ser entregue ao presidente da ARS. Algumas delas arrastam-se sem resposta há mais de dois anos, lembra o sindicato.