PCP exige verbas e revisão do modelo de apoio às artes

ARTES Garantir que as estruturas excluídas de apoios para 2020 e 2021 os recebem e alterar os pressupostos de atribuição discriminando positivamente as do interior do País, são iniciativas do PCP nos primeiros dias da nova legislatura.

O Alentejo foi a única região em que o financiamento diminuiu

A revelação foi feita por João Oliveira, faz hoje uma semana, num encontro com representantes de dezenas de estruturas, artistas e criadores, em Évora. Na iniciativa, promovida no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, estiveram também autarcas do município eborense e do vizinho Montemor-o-Novo.

O encontro com protagonistas da Cultura ocorreu no contexto da divulgação pela Direcção Geral das Artes (DGArtes) dos resultados do Concursos Sustentados Bienais 2020/2021, o qual determinou um corte de 8 por cento no montante global de apoios a estruturas e criadores com actividade no Alentejo, a única região que viu reduzido o financiamento.

Neste contexto, vários intervenientes acusaram o Governo de ter como objectivo liquidá-los «através da não concessão de apoio a estruturas que tiveram pontuação para os obter». Isto «além da exclusão de outras do concurso com fundamentos duvidosos», afirmaram.

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Évora garantiu, por isso, que nos primeiros dias da legislatura que agora começa, o Partido levará à Assembleia da República uma iniciativa para que os excluídos do financiamento deixem de o ser. O também membro da Comissão Política do PCP salientou ainda a necessidade de continuar a luta em defesa da alteração do actual modelo de concessão de apoios às artes, para, entre outros aspectos, assegurar uma discriminação positiva das regiões do interior do País.

Segundo dados da DGArtes, os 18,7 milhões de euros para o próximo biénio foram distribuídos por 70 das 117 candidaturas elegíveis pelo júri.



Mais artigos de: PCP

Grande comício no Seixal de um Partido confiante e combativo

SEIXAL «Estamos cá com o mesmo empenhamento de sempre para intervir, lutar e avançar, com a luta dos trabalhadores e do povo, na solução dos problemas do País, e pela concretização da política que verdadeiramente pode dar resposta aos problemas nacionais, a política patriótica e de esquerda», afirmou Jerónimo de Sousa perante centenas de participantes no comício realizado no sábado, 26, no Seixal.

PCP questiona Governo sobre respostas essenciais

POLÍTICA No primeiro dia de debate do Programa do Governo, Jerónimo de Sousa confrontou o primeiro-ministro com muitas das matérias essenciais ao futuro do País a que aquele não dá resposta.

Governo usa entidades públicas como instrumento político contra o PCP

A campanha contra o PCP voltou em força nos últimos dias, com a divulgação e instrumentalização mediática e política que lhe foi associada de um relatório da Inspecção-Geral de Finanças (IGF) sobre aspectos relacionados com a gestão CDU na autarquia de Almada. Questionado sobre o assunto, o...

PCP esteve reunido com aliados da CDU

CONVERGÊNCIA Primeiro com o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), depois com a Associação Intervenção Democrática, o PCP encontrou-se com os parceiros da CDU.

Como sardinha em lata

«A afirmação da Fertagus de que o cliente e o seu conforto são a sua prioridade, afinal é um mito». Isso mesmo fica claro quando «ao primeiro aumento significativo do número de utentes», a empresa retira lugares sentados das composições, denuncia a Organização regional de Setúbal do PCP, que exige «que circulem mais...

Faleceu Bento Luís

Aos 72 anos faleceu o camarada Bento Nunes Luís. Natural de Á-dos-Loucos, era membro do Partido desde 1965 e funcionário desde Abril de 1974, assumindo tarefas em várias regiões do País, do Baixo Ribatejo às Beiras e, finalmente, no distrito de Lisboa, onde trabalhava desde 1979. No concelho...