Setúbal assinala 113.º aniversário de Fernando Lopes-Graça

CULTURA Por ocasião das comemorações do 113.º aniversário do nascimento de Fernando Lopes-Graça, o mestre e compositor português é homenageado em Setúbal, num ciclo de conferências e concertos entre Outubro e Dezembro.

Conferências e concertos entre Outubro e Dezembro

Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Lopes-Graça, o ciclo, com três iniciativas a realizar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, tem início no sábado, 19 de Outubro, às 17h30, com uma conferência e um concerto.

«Fernando Lopes-Graça e a Música Popular Portuguesa» dá tema ao encontro com as participações do professor e maestro do coro Canto Firme de Tomar, António de Sousa, e do pianista, investigador e docente da Universidade de Aveiro Fausto Neves, a que se segue um concerto com Rita Malão, na flauta, e Gonçalo Gouveia, na guitarra.

O ciclo dedicado ao maestro e compositor é retomado em Novembro, no dia 23, igualmente às 17h30, com a conferência «Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça: Um Percurso Conjunto», com alocuções dos musicólogos Domingos Morais e Manuel Deniz Silva, e um concerto pelo Quarteto de Cordas de Sintra.

Em Dezembro, o ciclo culmina com o concerto «A Música Coral de Fernando Lopes-Graça», no dia 14, também às 17h30, com as participações do Coro da Escola Secundária de Bocage, dirigido por Raul Avelãs, do Coral Infantil de Setúbal, com direcção de Nuno Batalha, e do Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música, conduzido por José Robert.

Fernando Lopes-Graça, natural de Tomar, nasceu a 17 de Dezembro de 1906, é considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX. Autor de diversas obras para orquestra e piano, resistente antifascista e militante do PCP, foi preso diversas vezes e a sua obra proibida de ser tocada. Faleceu na Parede, a 27 de Novembro de 1994.

 



Mais artigos de: Nacional

URAP reclama condenação política do «Museu Salazar»

LIBERDADE A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) está a promover uma petição de «repúdio» e «exigência» para que, no início da legislatura, se trave e abandone a anunciada criação do «Museu Nacional», com esse ou outro nome.

Solidariedade com a Revolução Bolivariana

A Associação de Amizade Portugal-Cuba (AAPC), o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) promoveram, sexta-feira, 11 de Outubro, uma grande iniciativa de solidariedade com a Revolução Bolivariana. Para além de várias associações de...

Integração de Poceirão e Marateca nas zonas desfavorecidas

No dia 27 de Setembro foi publicado em Diário da República a Resolução da Assembleia da República ( n.º 213/2019) que recomenda ao Governo a integração da União das Freguesias de Poceirão e Marateca na lista de zonas desfavorecidas (Portaria n.º 5/2019, de 4 de Janeiro). A resolução vem ao encontro das múltiplas...

13.º Congresso da CNOD em Loures

Sob o lema «Por um movimento associativo de acção, na defesa da inclusão», a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) vai realizar, no dia 26 de Outubro, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, o seu 13.º Congresso Nacional de Pessoas com Deficiência. Entre as 10h00 e as...

MDM debate tráfico de seres humanos

Para assinalar o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai realizar, no dia 26 de Outubro, no Solar dos Zagallos, em Almada, entre as 15h30 e as 18h00, um seminário subordinado ao tema «Tráfico de seres humanos: da exploração sexual à exploração no trabalho». A...