Festa da Criança no Seixal porque «brincar é um direito»
A associação Os Pioneiros de Portugal organizou no passado sábado, 28, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, mais uma edição da Festa da Criança, no Parque das Paivas. Esta iniciativa inseriu-se na abertura do ano lectivo no concelho do Seixal, constituindo um espaço onde as crianças e as suas famílias podem partilhar o convívio, a aprendizagem, a cultura, a alegria e a diversão.
Do programa constaram teatro, dança, ciência, trabalhos manuais, hora do conto e música, actividades dinamizadas por Ágata Pereira, Andreia Albernaz, Teatro ABC.Pi, Um Coletivo, Escola de Dança Impacto ou The Inventors.
Esta Festa da Criança assumiu um especial significado, pois este ano comemoram-se os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) e os 30 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989). Comemorações que devem recordar que todas as crianças têm direito à paz, à segurança, à família, à alimentação, à habitação, à saúde, à escola, à cultura, a brincar e a aprender, à protecção contra o trabalho infantil, a violência e a discriminação, a crescer num mundo onde valores como a solidariedade, a amizade, a liberdade e a democracia são promovidos e respeitados.
Por isso mesmo, Os Pioneiros de Portugal adoptaram os Direitos da Criança – sob o lema «Vamos brincar a sério, que brincar é um direito!» – como tema para as suas actividades em 2019. Em sintonia com a defesa dos Direitos da Criança, Os Pioneiros de Portugal têm como objectivo contribuir para o desenvolvimento das crianças e dos jovens ao nível social, intelectual, físico e criativo, para que se sejam cidadãos conscientes, participativos e conhecedores da vida e do mundo.