Nenhuma força deterá jamais o progresso da China, diz Xi Jinping


Com uma parada militar e um desfile popular envolvendo 100 mil pessoas, a República Popular da China comemorou 70 anos, ao longo dos quais se desenvolveu. O presidente Xi Jinping assegurou, na terça-feira, 1, em Pequim, que nenhuma força jamais poderá tirar à China o seu estatuto actual, nem impedir o seu progresso e o do seu povo, a quem exortou ao reforço da unidade para prosseguir o desenvolvimento.

Em 70 anos, afirmou, o povo de todos os grupos étnicos da China tem trabalhado com um só coração e uma só mente e feito grandes realizações que surpreendem o mundo.

Enfatizou a importância de continuar a construir o socialismo com características próprias e a reforçar a liderança do Partido Comunista da China (PCC) na sociedade, enquanto prossegue o trabalho para elevar o bem-estar social e conquistar novos êxitos.

Xi, também secretário-geral do Comité Central do PCC, reafirmou o compromisso da China com o desenvolvimento pacífico, o aprofundamento da sua política de reforma e abertura e a promoção de uma comunidade internacional de futuro partilhado.

Realçou que o Exército Popular de Libertação (EPL) preservará a sua natureza e propósitos de salvaguardar a soberania, segurança e interesses do país, assim como apoiar a paz mundial.

Sublinhou que a China manterá o princípio de um país, dois sistemas, em Hong Kong e Macau, não renunciará à completa reunificação do território e procurará manter relações pacíficas através do estreito de Taiwan.

Rendeu homenagem aos lutadores revolucionários e mártires chineses e agradeceu as múltiplas mensagens de felicitações recebidas de todas as partes do mundo por ocasião do dia nacional da China.



Mais artigos de: Internacional

Venezuela derrota tentativa dos EUA de a isolar

DESAFIOS O governo bolivariano conseguiu ultrapassar nas últimas semanas importantes desafios políticos e diplomáticos e derrotar os intentos dos Estados Unidos da América de isolar e satanizar a Venezuela.

PCP presente na Festa do L’Humanité, na Manifiesta e na Festa do PCE

Sob o lema «Rumo a um novo caminho para a humanidade», realizou-se de 13 a 15 de Setembro, em Paris, a 84.ª edição da Festa do L’Humanité. Na Village du Monde, espaço destinado a organizações de outros países, o pavilhão do PCP marcou, uma vez mais, presença, tendo sido animado por militantes da organização do PCP em...

O palácio e os palacianos

O processo de destituição do presidente Trump, alavancado na semana passada pelo Partido Democrata na Câmara dos Representantes com o início de um inquérito formal, é o último sintoma do recrudescimento das contradições internas de que padece o grande capital dos EUA. Não está em causa a...