Washington tenta sabotar e impedir cooperação médica de Cuba no mundo

O governo cubano denunciou mais uma agressão dos EUA que, através da agência USAID, destinou verbas milionárias para «obstaculizar, desacreditar e sabotar» a cooperação médica de Cuba com outros países, reconhecida mundialmente.

Uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros explica que a agressão soma-se às «grosseiras pressões exercidas sobre vários governos para obstaculizar a cooperação cubana». O texto acrescenta que esta acção prossegue manobras anteriores, com iguais propósitos, como o programa especial visando o roubo de recursos humanos formados em Cuba.

Havana qualificou de «calúnia imoral» as alegações norte-americanas, sem fundamento, de que Cuba «incorre no tráfico de pessoas ou na prática da escravidão», as quais visam denegrir o trabalho meritório que voluntariamente têm desenvolvido ao longo da história centenas de milhares de profissionais e técnicos de saúde cubanos em vários países, particularmente no Terceiro Mundo.

Trata-se de «um insulto aos programas de cooperação bilateral e intergovernamental, todos legitimamente estabelecidos entre o governo cubano e os governos de dezenas de países, que foram consistentes com as directrizes das Nações Unidas sobre a cooperação Sul-Sul e responderam aos requisitos de saúde que esses próprios governos definiram soberanamente».

Cuba reafirma que «o acesso à saúde é um direito humano» e que os EUA cometem um crime procurando «negá-lo ou obstruí-lo por motivos políticos ou de agressão».




Mais artigos de: Internacional

Alemanha paga milhões de euros pelas tropas norte-americanas no país

O governo alemão pagou às tropas norte-americanas estacionadas na Alemanha mais de 240 milhões de euros nos últimos sete anos. As verbas foram utilizadas, entre outros fins, para pagar pensões de antigos trabalhadores civis ou para financiar a gestão de terrenos e edifícios, noticiaram meios de informação em Berlim....

«Após cada vitória sobre o terrorismo surge uma campanha contra a Síria»

Cada vez que o exército sírio alcança uma vitória na luta contra o terrorismo há campanhas de mentiras sobre essas conquistas, denunciou o representante da Síria nas Nações Unidas, Bashar al-Jaafari. Intervindo na semana passada no Conselho de Segurança (CS), o diplomata sírio criticou a perspectiva distorcida que...