Comunistas da Venezuela rejeitam ameaças belicistas

ALERTA O PCV denunciou as ameaças belicistas do imperialismo contra a Venezuela e apelou ao movimento comunista internacional e às forças da paz para intensificar as acções de solidariedade.

Marinhas dos EUA e aliadas em exercícios militares no Brasil

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) rechaçou energicamente recentes declarações belicistas do chefe do Comando Sul dos EUA, Craig Faller. Durante as manobras militares Unitas, o almirante afirmou que a marinha norte-americana está pronta para utilizar as suas forças contra a Venezuela. «Esta nova e grave ameaça de intervenção militar confirma as intenções do imperialismo estado-unidense de recrudescer a sua criminosa ofensiva contra o povo venezuelano com o objectivo último de derrubar o governo legítimo do presidente Nicolás Maduro», denunciou o PCV.

Os comunistas expressaram repúdio pelo desenrolar das manobras militares marítimas Unitas, no Rio de Janeiro, nas quais participaram países latino-americanos – Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Chile, Panamá e México – em conjunto com as marinhas de guerra dos EUA, Portugal, Reino Unido e Japão.

«Chamamos a atenção que estes exercícios militares coincidem com a adopção de novas sanções unilaterais coercivas contra a Venezuela e com a ameaça do governo dos EUA de bloquear com uma força naval as costas venezuelanas» e «denunciamos as manobras como uma provocação belicista do imperialismo estado-unidense e aliados contra a Venezuela e os governos da região que não são afins aos seus planos hegemónicos e uma perigosa ameaça para a paz e estabilidade da região», alertou o PCV.

Os comunistas venezuelanos apelaram ao movimento comunista internacional e às forças comprometidas com a paz a manter-se vigilantes e a intensificar as acções de solidariedade com as forças democráticas e progressistas da América Latina e das Caraíbas, a fim de conter os planos belicistas do imperialismo e seus aliados na região.




Mais artigos de: Internacional

Alemanha paga milhões de euros pelas tropas norte-americanas no país

O governo alemão pagou às tropas norte-americanas estacionadas na Alemanha mais de 240 milhões de euros nos últimos sete anos. As verbas foram utilizadas, entre outros fins, para pagar pensões de antigos trabalhadores civis ou para financiar a gestão de terrenos e edifícios, noticiaram meios de informação em Berlim....

«Após cada vitória sobre o terrorismo surge uma campanha contra a Síria»

Cada vez que o exército sírio alcança uma vitória na luta contra o terrorismo há campanhas de mentiras sobre essas conquistas, denunciou o representante da Síria nas Nações Unidas, Bashar al-Jaafari. Intervindo na semana passada no Conselho de Segurança (CS), o diplomata sírio criticou a perspectiva distorcida que...

Washington tenta sabotar e impedir cooperação médica de Cuba no mundo

O governo cubano denunciou mais uma agressão dos EUA que, através da agência USAID, destinou verbas milionárias para «obstaculizar, desacreditar e sabotar» a cooperação médica de Cuba com outros países, reconhecida mundialmente. Uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros explica...