CDU visita Museu Nacional Resistência e Liberdade
LEIRIA Heloísa Apolónia, primeira candidata da CDU pelo distrito de Leiria, visitou, no sábado, a Fortaleza de Peniche e os núcleos museológicos da primeira fase do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL).
Preservação da memória histórica da luta contra o fascismo
Guiada por Domingos Abrantes, ex-preso político e Conselheiro de Estado, a iniciativa contou também com a presença de Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, e de vários dirigentes, eleitos e activistas locais e regionais da CDU.
No local, a candidata destacou a importância da instalação do MNRL para a preservação da memória histórica da luta contra o fascismo, mas também para a defesa da liberdade, que, como o nome do museu indica, é inseparável da resistência que durante quase meio século os comunistas e outros democratas levaram a cabo.
Heloísa Apolónia referiu, ainda, que o MNRL deve continuar a ter como uma das suas funções a ligação e entrosamento da Fortaleza com o resto da cidade e do concelho, assumindo esta como um espaço de fruição popular e cultural para toda a população de Peniche.
A CDU defende, por um lado, a criação de roteiros da resistência e da liberdade na cidade de Peniche ligados à história de resistência e luta contra o fascismo por parte da população e, por outro, a definição de programas e protocolos com a comunidade educativa da região de Leiria que potenciem o conhecimento pelas gerações mais jovens da história da luta pela liberdade e a democracia, contra o fascismo.
Vitória da população
Em www.facebook.com/CDULeiria, valoriza-se a vitória da instalação do MNRL e a derrota do projecto inicial do Governo PS de ali instalar uma unidade hoteleira de luxo. Para a CDU, a conquista é «inseparável» da acção de milhares de democratas que se bateram por este museu, do PCP e do PEV na Assembleia da República e da gestão CDU na autarquia de Peniche.
«A instalação deste museu nacional é uma importante vitória para a população de Peniche e para o distrito de Leiria, que vê instalado no seu território o 15.º dos museus nacionais existentes em Portugal. Trata-se de um importantíssimo recurso e infra-estrutura cultural e museológico que deve ser potenciado e potenciar o desenvolvimento e concepção de uma verdadeira rede museológica distrital», defende a Coligação PCP-PEV. A proposta consta do compromisso eleitoral da CDU que será apresentado brevemente e funcionará como catalisador da actividades turística na região de Leiria.
50 mil visitantes
Segundo a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o MNRL já recebeu mais de 50 mil visitantes. Esta cifra foi alcançada no dia 30 de Julho, decorridos três meses e cinco dias desde a reabertura oficial da Fortaleza que foi prisão política durante o regime fascista.
Durante a actual fase de instalação do futuro Museu, o acesso à exposição «Por teu livre pensamento» e a toda a área visitável da Fortaleza faz-se de forma gratuita, de quarta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
Intervir no pinhal de Leiria
Uma delegação da CDU – composta por Heloísa Apolónia, Isabel Freitas (candidatas pelo círculo eleitoral de Leiria), José Luís de Sousa e Filipe Rodrigues (dirigentes do PCP) – esteve reunida, no dia 22 de Julho, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, mas também com os bombeiros voluntários da Marinha Grande e da Vieira de Leiria. À noite, no auditório da Resinagem, teve lugar uma sessão pública, com mais de uma centena de pessoas, para partilhar, discutir e afirmar as propostas da CDU em defesa do pinhal de Leiria, das florestas e do mundo rural.