CDU visita Museu Nacional Resistência e Liberdade

LEIRIA Heloísa Apolónia, primeira candidata da CDU pelo distrito de Leiria, visitou, no sábado, a Fortaleza de Peniche e os núcleos museológicos da primeira fase do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL).

Preservação da memória histórica da luta contra o fascismo

Guiada por Domingos Abrantes, ex-preso político e Conselheiro de Estado, a iniciativa contou também com a presença de Ângelo Alves, da Comissão Política do PCP, e de vários dirigentes, eleitos e activistas locais e regionais da CDU.

No local, a candidata destacou a importância da instalação do MNRL para a preservação da memória histórica da luta contra o fascismo, mas também para a defesa da liberdade, que, como o nome do museu indica, é inseparável da resistência que durante quase meio século os comunistas e outros democratas levaram a cabo.

Heloísa Apolónia referiu, ainda, que o MNRL deve continuar a ter como uma das suas funções a ligação e entrosamento da Fortaleza com o resto da cidade e do concelho, assumindo esta como um espaço de fruição popular e cultural para toda a população de Peniche.

A CDU defende, por um lado, a criação de roteiros da resistência e da liberdade na cidade de Peniche ligados à história de resistência e luta contra o fascismo por parte da população e, por outro, a definição de programas e protocolos com a comunidade educativa da região de Leiria que potenciem o conhecimento pelas gerações mais jovens da história da luta pela liberdade e a democracia, contra o fascismo.

Vitória da população
Em www.facebook.com/CDULeiria, valoriza-se a vitória da instalação do MNRL e a derrota do projecto inicial do Governo PS de ali instalar uma unidade hoteleira de luxo. Para a CDU, a conquista é «inseparável» da acção de milhares de democratas que se bateram por este museu, do PCP e do PEV na Assembleia da República e da gestão CDU na autarquia de Peniche.

«A instalação deste museu nacional é uma importante vitória para a população de Peniche e para o distrito de Leiria, que vê instalado no seu território o 15.º dos museus nacionais existentes em Portugal. Trata-se de um importantíssimo recurso e infra-estrutura cultural e museológico que deve ser potenciado e potenciar o desenvolvimento e concepção de uma verdadeira rede museológica distrital», defende a Coligação PCP-PEV. A proposta consta do compromisso eleitoral da CDU que será apresentado brevemente e funcionará como catalisador da actividades turística na região de Leiria.

50 mil visitantes
Segundo a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), o MNRL já recebeu mais de 50 mil visitantes. Esta cifra foi alcançada no dia 30 de Julho, decorridos três meses e cinco dias desde a reabertura oficial da Fortaleza que foi prisão política durante o regime fascista.

Durante a actual fase de instalação do futuro Museu, o acesso à exposição «Por teu livre pensamento» e a toda a área visitável da Fortaleza faz-se de forma gratuita, de quarta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Intervir no pinhal de Leiria

Uma delegação da CDU – composta por Heloísa Apolónia, Isabel Freitas (candidatas pelo círculo eleitoral de Leiria), José Luís de Sousa e Filipe Rodrigues (dirigentes do PCP) – esteve reunida, no dia 22 de Julho, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, mas também com os bombeiros voluntários da Marinha Grande e da Vieira de Leiria. À noite, no auditório da Resinagem, teve lugar uma sessão pública, com mais de uma centena de pessoas, para partilhar, discutir e afirmar as propostas da CDU em defesa do pinhal de Leiria, das florestas e do mundo rural.

 



Mais artigos de: CDU

Esclarecer no distrito de Lisboa

No dia 26 de Julho, Duarte Alves, deputado e candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa, esteve no concelho de Cascais. Começou o dia na praia da Poça, em S. João do Estoril. Os avanços conseguidos com a redução tarifária do passe intermodal, os aumentos das pensões e a importância de...

Presta contas no Algarve

Tiago Raposo, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Faro (Algarve), e Paulo Sá, deputado e mandatário distrital, participaram, no dia 29 de Julho, em Olhão, numa iniciativa de prestação de contas do trabalho realizado na Assembleia da República. No Algarve, nos últimos quatro...

Acção de contacto em Estremoz

Noel Moreira, candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Évora, participou, no dia 27 de Julho, numa acção de contacto no mercado de Estremoz.Na actual legislatura, o deputado do PCP eleito por aquele distrito, João Oliveira, que volta a encabeçar a lista da CDU, dirigiu ao Governo mais de 130...

Auscultar vontades em Portalegre

Manuela Cunha, primeira candidata da lista da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre, acompanhada por Júlio Serra, mandatário distrital, e por outros dirigentes, do PEV e do PCP, visitou, no dia 1 de Agosto, o Museu (A) Brincar e o Centro Interactivo da Ruralidade, em Arronches.Nos últimos...

Valorizar o ambiente em Castelo Branco

No sábado, 3, Jorge Fael, candidato pelo distrito de Castelo Branco, participou numa acção, junto da Câmara Municipal de Vila de Rei, com o objectivo de divulgar as propostas da CDU para a valorização do ambiente, da floresta e da agricultura familiar, bem como do desenvolvimento do mundo rural. Entre outras medidas, a...