Avançar é preciso!
No próximo dia 6 de Outubro, no momento do voto, estaremos a escolher deputados. Estaremos a eleger os homens e mulheres que terão que se posicionar face aos avanços alcançados e ao caminho a trilhar no futuro.
O voto na CDU nunca é traído
Sendo verdade que todas as eleições são importantes, nestas coloca-se de forma muito nítida a necessidade de escolher entre andar para trás ou avançar de forma determinada na resolução dos problemas, na superação dos constrangimentos e imposições externas, na valorização dos salários e na justiça social.
Os últimos anos foram clarificadores quanto ao papel das diversas forças políticas. Uma clarificação que nos permite afirmar que foram as forças da CDU quem não desperdiçou nenhuma oportunidade de defender, repor ou conquistar direitos e rendimentos. Por esta razão, dizemos que a sólida garantia de que se avança é votando na CDU.
Afirmamos com a convicção de quem sabe que o PS não mudou e que um PS de mãos livres fará a política que sempre fez quando não foi condicionado pelas circunstâncias mais recentes. Mas também sabemos a importância da coerência e determinação da CDU para se ir mais longe, designadamente nos salários e nas pensões, mesmo quando outros que se rotulam de esquerda se enrolavam em «negociações» e em discursos oportunistas que limitaram objectivamente avanços mais significativos.
É por isto que, com grande confiança, dizemos a todos os que no passado votaram na CDU que podem continuar a confiar-nos o seu voto, porque não foi nem será traído, não foi nem será desperdiçado. É um voto que será sempre usado para dar força a novos avanços.
Nestas eleições, há muitos outros que têm razões para votar na CDU. Todos aqueles que viram a sua vida melhorar fruto da acção, da proposta e da intervenção do PCP e do PEV têm razões para reforçar esta capacidade de intervir para avançar. Todos aqueles que lutaram e receberam dos deputados comunistas e ecologistas a solidariedade, o apoio e a intervenção convergente com os seus anseios e aspirações sabem que se reforçarem a CDU estão a reforçar a sua luta e a tornar mais próxima a concretização das suas reivindicações.
Num contexto de muita mistificação, com a promoção de outros e a projecção crescente de populismos e de discursos e protagonistas antipartidos, importa ressalvar, novamente, que não são todos iguais, que há quem pense e aja de forma diferente dos outros, que tenha princípios e honre compromissos. Aos muitos desiludidos, descontentes e desmotivados, aos muitos que se sentem traídos e enganados, dizemos que têm razões para votar na CDU, porque aqui reside a força dos homens e mulheres que honram compromissos, que não tiram vantagens pessoais ou familiares do exercício dos cargos públicos.
Por fim, uma referência àqueles que vão votar pela primeira vez, na sua maioria jovens, para destacar a importância de votarem na CDU e com o seu voto contribuírem para um Portugal com futuro. A juventude, com realidades tão distintas, encontra na CDU soluções que perspectivem o direito a serem felizes aqui, no seu País, sem vínculos precários e com salários dignos, com acesso real e efectivo à educação e à saúde, com direito à criação e fruição culturais, numa sociedade onde se combatem dependências e fomenta um estilo de vida saudável.
Em Outubro é a nossa vida que está a ser decidida, os nossos salários, as nossas reformas, as possibilidades de acedermos a serviços públicos de qualidade. Está nas mãos de cada um.
Confiamos que, com empenho e dedicação deste grande colectivo, construiremos uma campanha eleitoral de massas que se traduzirá numa jornada de esclarecimento e mobilização para o voto na CDU que possibilitará reforçar e avançar!