Greve na Casa da Moeda por salários mais justos

REIVINDICAÇÃO Os trabalhadores da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) estão em greve, por períodos de duas horas, para exigir salários mais justos.

Na INCM não há aumento salarial há nove anos

Os trabalhadores e os sindicatos da Fiequimetal – Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas/CGTP-IN – contestam o irrisório aumento salarial de 12,80 euros, para todos os trabalhadores, insistindo que na INCM não há aumento salarial há nove anos.

Em plenário, realizado a 26 de Junho, os trabalhadores decidiram paralisar nos dias 8, 9, 11 e 12 de Julho, na região de Lisboa, das 6h00 às 8h00, das 13h30 às 15h30 e das 17h30 às 19h30. No Porto e em Gondomar as greves ocorrem nas duas últimas horas do segundo período de trabalho.

Amanhã, 12, os trabalhadores vão deslocar-se à sede da Parpública (rua de Santa Marta, 55, Lisboa), durante o período de greve das 13h30 às 15h30, para mostrarem ao accionista o seu descontentamento face à proposta do Conselho de Administração e reafirmarem as exigências de um aumento salarial de 35 euros para todos os trabalhadores e uma justa distribuição da riqueza criada pelos trabalhadores na empresa.




Mais artigos de: Trabalhadores

Forte greve exige regresso dos CTT à esfera pública

LUTA A «greve geral dos CTT» de dia 5 teve uma adesão a rondar os 70 por cento. Para o SNTCT, que convocou a paralisação, esta participação demonstra que os trabalhadores «estão dispostos a continuar a luta».

Manifestação nacional da CGTP-IN ontem em Lisboa

À hora do fecho desta edição iniciava-se em Lisboa uma manifestação nacional convocada pela CGTP-IN pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e contra as propostas do Governo PS que a pioram. Simultaneamente, o País continua marcado pela injustiça na...

Sindicatos da cortiça avançam hipótese de nova luta

Várias organizações sindicais reagiram, no início da semana, ao aumento salarial anunciado pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), de apenas 56,8 cêntimos diários. Esta foi a resposta patronal ao processo negocial com a Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e vidro (FEVICCOM), o Sindicato dos...

Greve aos sábados

Os trabalhadores da PSA/Peugeot/Citroën de Mangualde avançaram com um pré-aviso de greve aos sábados até ao final do ano. Garantir a manutenção de dois dias de descanso consecutivos e a não realização de mais de oito horas diárias de trabalho, bem como o fim da repressão na empresa, são os principais objectivos da...