Fim das taxas moderadoras é para já

À margem da homenagem a José Dias Coelho, Jerónimo de Sousa reagiu à notícia que nesse mesmo sábado, 22, dava conta de que o Governo pretende impor o faseamento do fim das taxas moderadoras nos centros de saúde e em consultas ou exames prescritos por profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Cerca de duas horas depois das declarações do Secretário-geral do Partido, foi a própria ministra da Saúde, Marta Temido, quem confirmou a vontade do executivo face a uma proposta apresentada pelo BE e aprovada, na generalidade, no passado dia 14, por todas as bancadas parlamentares com excepção da do CDS.

Jerónimo de Sousa considerou que é no actual «tempo político», depois de «feita a discussão na especialidade», que a medida de carácter «progressista para os trabalhadores e o povo» deve ser aplicada, e não ficar à espera «do período pós-eleitoral».

Não sendo uma medida «que resolva os magnos problemas com que se confronta o SNS», o fim das taxas moderadoras «deve ser concretizado, entrar em vigor agora», e não «atrasada com esquemas, designadamente do faseamento, que nunca ninguém sabe bem quando começa e quando acaba», insistiu. Tanto mais que foi uma medida «facilmente assumida pela maioria na Assembleia da República», concluiu.




Mais artigos de: PCP

A luta saiu à rua num dia assim

HOMENAGEM Jerónimo de Sousa participou dia 22 na homenagem a José Dias Coelho, «homem de cultura, artista e militante revolucionário» assassinado pela PIDE quando era funcionário clandestino do PCP.

Sobre as contas do PCP de 2018

FUNDOS O PCP entregou no Tribunal Constitucional as contas referentes a 2018, nos termos da legislação em vigor. Com as contas consolidadas, foram entregues, como anexos, as contas dos grupos parlamentares da Assembleia da República e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

PCP e PEV juntos para o País avançar

Delegações do PCP e do PEV estiveram reunidas no dia 18, na sede dos ecologistas, para avaliar a situação do País e preparar as duas batalhas eleitorais que ainda há para disputar este ano, no quadro da Coligação Democrática Unitária, para a Assembleia Legislativa da Madeira e para a...