Problemas nos hospitais de Lisboa
«Diversos» e «graves problemas» estão a ter lugar em vários hospitais da região de Lisboa, denuncia a Plataforma em Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), numa tomada de posição.
No Hospital Amadora-Sintra «continua a existir uma significativa falta de profissionais de saúde, designadamente de médicos. O prolongamento desta situação põe em causa «a qualidade e a própria segurança na prestação de cuidados de saúde», refere a Plataforma de Lisboa, defendendo a necessidade de «fixar os profissionais de saúde em regime de exclusividade, com a garantia de um salário digno».
Outro exemplo destacado foi o do Hospital de Cascais, por ter sido alvo de uma investigação por suspeita de inflação do número de actos clínicos. «A solução não passa pelo encerramento de serviços no SNS para investir no privado, como acontece com as parcerias público-privadas (PPP) que já provaram serem ruinosas para o Estado e não trouxeram ganhos em saúde para a população», alerta-se no documento divulgado no dia 22 de Maio.