Utentes em luta contra constrangimentos
REIVINDICAÇÃO A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro entregou, no dia 7 de Maio, na Assembleia da República (AR), 4300 assinaturas pela construção de um novo centro de saúde no Alto do Seixalinho.
A luta por saúde e transportes é de todos e para todos
Há uma década que esta comissão de utentes luta por um centro de saúde digno de cuidados de saúde primários e de proximidade com condições de atender quem ali se desloca.
«Após o encerramento da Unidade de Saúde do Bocage, que transferiu mais de 15 mil utentes para a Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados da Quinta da Lomba, os utentes não pararam mais de lutar pelo que entendem ser justo», acentua a CUSP, em nota de imprensa de 7 de Maio.
Transportes
No dia anterior, a comissão alertou para os «vários constrangimentos» que ainda subsistem nos transportes, apesar da criação do Passe Intermodal Navegante, que «constitui um significativo sucesso que só pecou por tardio», já que «veio representar para milhares de pessoas e famílias um avanço considerável no que à mobilidade diz respeito».
Os utentes falam, entretanto, da «falta de material circulante (comboios, autocarros e barcos, principalmente), o não eficaz cumprimento de horários e a falta de pessoal técnico, administrativo e auxiliar», considerando que nos vários operadores estas questões continuam a ser factor de impedimento para a melhoria do serviço prestado aos utentes.
«Os atrasos no recrutamento de pessoal, a falta de medidas com vista a uma melhor e mais atempada manutenção dos equipamentos e material circulante constituem obstáculos que urge solucionar», referem em comunicado.
No sentido de fazer um balanço mais exaustivo e de apresentar as reclamações dos utentes e de mobilizar as populações, a CUSPAS decidiu reforçar o pedido de reuniões com os diferentes operadores de transportes. Além disso, vai realizar um conjunto de encontros com as populações denominados «Ouvir e esclarecer, para agir!».