Acção na ilha Terceira
Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), acompanhado por Cátia Benedetti, residente nos Açores e candidata às próximas eleições para o PE, e Vítor Silva, Coordenador Regional do PCP/Açores, esteve no dia 10 na ilha Terceira. Reuniram com várias associações e terminaram o dia com a distribuição de um documento da CDU em Angra do Heroísmo.
Na Associação Agrícola daquela ilha o tema central foi a situação dos produtores de leite que continuam a receber um preço muito abaixo do preço do custo de produção e do que recebem os produtores europeus. Teve ainda lugar uma reunião com a Cooperativa Bio Azórica.
Muitos dos problemas identificados decorrem de políticas da União Europeia que liberalizaram por completo a produção agrícola, expondo o sector produtivo açoriano à concorrência mundial.
«O caso dos produtores de leite da Terceira é paradigmático. Primeiro acabaram as quotas leiteiras, dando um sinal aos produtores para se adaptarem às leis do mercado. Estes, que investiram em genética e tecnologia, sofrem agora uma penalização de quatro cêntimos por produzirem demais. Ou seja, estes produtores que recebem o leite a 24 cêntimos por quilo, quando na Europa se recebe a 35 cêntimos, sofrem mais esta punição suplementar», desmascara, em nota de imprensa, a Direcção da Organização Regional dos Açores (DORAA) do PCP.
O Partido defende uma outra política agrícola assente na defesa da produção nacional e na regulamentação pública da oferta com o regresso das quotas leiteiras. No quadro do Orçamento, os deputados comunistas no PE reclamam a reversão dos cortes anunciados na Política Agrícola Comum e o reforço do POSEI com a criação de um programa POSEI Transporte que tenha em conta os custos da dupla insularidade.
Reunião regional
No dia 6 de Abril, os comunistas das várias ilhas dos Açores estiveram reunidos na cidade da Horta para analisar a situação política e social nacional e regional e definir as principais linhas de intervenção política e as prioridades do Partido.