Venezuela denuncia novos ataques ao sistema eléctrico

TERRORISMO O governo da Venezuela denunciou na terça-feira, 26, a natureza terrorista dos novos ataques cometidos na véspera contra o sistema eléctrico nacional, afectando grande parte do país.

Sabotagens visam semear descontentamento no seio da população

Ao sabotar a produção de energia eléctrica na Venezuela, sectores violentos da oposição procuram semear o descontentamento na população para lograr «fins desestabilizadores e saciar a sua ânsia de poder» por vias inconstitucionais, afirma uma nota oficial.

A primeira sabotagem, com características semelhantes à que ocorreu a 7 de Março, ocorreu ao meio-dia de segunda-feira, 25, mas foi rapidamente neutralizada pelos trabalhadores da Corporação Eléctrica Nacional. Depois da reposição da situação, «mãos criminosas provocaram um incêndio de grande dimensão» na central hidro-eléctrica Simón Bolívar, conhecida por El Guri, no Estado de Bolívar, com o objectivo de colapsar a produção e distribuição da electricidade.

O governo bolivariano precisou que desde o primeiro momento dos ataques empreendeu todos os esforços para restabelecer o fornecimento de energia eléctrica e ordenou todas as acções para a manutenção da segurança cidadã e a tranquilidade pública, assim como a atenção às necessidades da população. A «acção terrorista» afectou grande parte do território, perturbando transportes, abastecimento de água e comunicações.

Enaltecendo o nível elevado de consciência demonstrado pelo povo venezuelano num momento difícil, o governo assegura que estes ataques serão derrotados.

O Ministério Público venezuelano anunciou, entretanto, a detenção de seis indivíduos presumivelmente implicados na nova sabotagem da central El Guri.




Mais artigos de: Internacional

Ataques de Israel a Gaza no Conselho de Segurança

GAZA A aviação de Israel voltou a bombardear Gaza ocupada, a pretexto do lançamento de um foguete a partir daquela faixa contra território israelita. A diplomacia tenta conter a agressão de Telavive.

Visita de Bolsonaro confirma subordinação do Brasil aos EUA

A recente visita do presidente brasileiro aos EUA confirmou a subordinação do governo de Brasília aos interesses de Washington. Na Casa Branca, Donald Trump elogiou o convidado, referiu-se ao Brasil como um aliado especial e sugeriu a sua entrada para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO). Em resposta,...

Dia da vitória de Cuito-Cuanavale é Dia da Libertação da África Austral

O presidente da Namíbia e presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Hage Geingob, enalteceu no sábado, 23, o significado histórico da vitória da batalha de Cuito Cuanavale. O dirigente namibiano falava naquela localidade, no sudeste de Angola, na cerimónia que assinalou pela...

O verdadeiro conluio

Durante dois longos anos, o Partido Democrata encaminhou toda a oposição a Trump para o decrépito libelo da russofobia: a conjectura de que o presidente dos EUA teria conspirado com «os russos» para vencer as eleições presidenciais de 2016. Em vez de combater a política real de Trump, os liberais escolheram investir...