Utentes reclamam mobilidade na travessia do Tejo

TRANSPORTES Os utentes do Seixal voltaram a exigir, no dia 12 de Dezembro, a resolução dos problemas nas ligações fluviais. Do Montijo à Trafaria a situação é insustentável.

A acção, junto do terminal, contou com a presença, entre outros, de Joaquim Santos, presidente da Câmara do Seixal, e de Paula Santos, deputada do PCP na Assembleia da República.

No dia anterior, 11, os constrangimentos agravaram-se devido à avaria de um dos dois barcos que deviam assegurar o serviço, situação que provocou os protestos dos passageiros. «A supressão de 50 por cento das carreiras alastrou-se à ligação Montijo-Lisboa», denunciam, em comunicado, as comissões de utentes do Cais do Seixalinho (Montijo) e dos transportes da Margem Sul e do Seixal, informando que no caso da ligação Cacilhas-Lisboa as eliminações «têm sido diárias há várias semanas consecutivas, verificando-se interrupções no serviço Trafaria-Porto Brandão-Belém» (o único que transporta os veículos que não podem passar na Ponte e Cacilhas-Cais do Sodré.

«Esta situação mostra que o investimento por parte do Governo» na Transtejo e na Soflusa é «insuficiente» e que as verbas previstas no Orçamento do Estado para 2019 «não chegam para resolver» os problemas, reafirmam as comissões de utentes, antevendo que «sem o reforço de investimento imediato» e «até à compra de novos navios para renovação de toda a frota, os riscos de falha e incumprimento de horários nas várias ligações fluviais irão continuar».

Situação caótica
A Organização Concelhia do Seixal do PCP editou, entretanto, um documento onde também se alerta para a «situação caótica» vivida pelos utentes da Transtejo e da Soflusa, com «contínuos cortes e supressões na oferta programada».

Para o próximo Orçamento do Estado, o PCP propôs um reforço de 5,25 milhões de euros para a Transtejo e a Soflusa, assegurando as despesas necessárias na manutenção das referidas frotas de navios e embarcações auxiliares. A proposta foi inviabilizada por PS e PSD.

Relatório aprovado

O relatório, apresentado pelo deputado Bruno Dias, do Grupo Parlamentar do PCP, sobre a petição «Por um melhor serviço público, renovação e reforço da frota Transtejo/Soflusa», foi aprovado, por unanimidade na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República (AR). Com 4678 assinaturas, o abaixo-assinado foi promovido pela Comissão de Utentes dos Transportes do Seixal e Comissão de Utentes do Cais do Seixalinho

A apreciação parlamentar desta iniciativa dos utentes permitiu à AR uma abordagem à situação e aos problemas do transporte fluvial, com uma informação concreta e detalhada.

Para além dos organizadores da petição, o deputado relator promoveu a audição, na AR, das organizações representativas dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa, do conselho de administração das empresas e da Autoridade da Mobilidade e Transportes. Teve ainda lugar, no auditório do Terminal Fluvial do Cais do Sodré, uma audição pública, aberta à participação dos utentes, que permitiu recolher o testemunho e a intervenção de utilizadores de todas as linhas do transporte fluvial para Lisboa, desde o Montijo à Trafaria.

 

 



Mais artigos de: Nacional

Constância sem estratégia de intervenção

Em Novembro, os eleitos da CDU nos órgãos autárquicos do concelho de Constância fizeram um balanço do trabalho realizado na Câmara e Assembleia Municipal, assim como nas freguesias de Constância, Montalvo e Santa Margarida da Coutada, onde o PS está em maioria. No encontro concelhio concluiu-se que «não existiu qualquer...

Vila da Luz sem Correios

No domingo, 16, os utentes da Vila da Luz, no concelho de Lagos, estiveram concentrados contra o encerramento «definitivo e imediato» da Estação dos Correios da Freguesia, decisão comunicada recentemente à Junta de Freguesia pela administração dos CTT. No protesto – que contou com a presença de dirigentes do Sindicato...

PS abandona comissão de inquérito às construções na Arrábida

Depois do PSD, o PS abandonou a comissão de inquérito às construções na Arrábida, a pretexto da «destituição» do relator, uma decisão que não surpreendeu os eleitos da CDU nos órgãos autárquicos do Porto. Em nota de imprensa divulgada no passado dia 11, a Coligação PCP-PEV nota que, tal como já tinha afirmado a 30 de...

ADACB reclama regadio

A Assembleia Geral da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) aprovou, no início da semana, por unanimidade, uma moção a reclamar o «financiamento a cem por cento» para a «concretização urgente» do regadio a Sul da Gardunha. Nas freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Alpedrinha, Castelo...