ADACB reclama regadio
A Assembleia Geral da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco (ADACB) aprovou, no início da semana, por unanimidade, uma moção a reclamar o «financiamento a cem por cento» para a «concretização urgente» do regadio a Sul da Gardunha.
Nas freguesias de Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Alpedrinha, Castelo Novo, Orca, Póvoa da Atalaia e Atalaia do Campo, Soalheira, Póvoa de Rio de Moinhos, Lardosa, Alcains e Castelo Branco, a agricultura é a principal actividade económica, sendo bastante representativa em termos de produção frutícola, cerealífera e pecuária, «carecendo de água nos períodos de Verão».
Na moção, a ADACB lembram que o equipamento reivindicado «está referenciado no plano nacional de regadios sem qualquer verba atribuída, apesar de ser o único do interior do País» e que o ministro da Agricultura admitiu candidatar o seu financiamento a fundos comunitários.
Os agricultores assinalam, de igual forma, o empenho da Câmara do Fundão na elaboração do estudo de viabilidade do regadio, sendo necessários fundos públicos para realizar o projecto.