Perspectivas de paz no Iémen com conversações na Suécia

Sob os aus­pí­cios das Na­ções Unidas, vão de­correr na Suécia con­ver­sa­ções tendo em vista o fim da guerra no Iémen.

Em vés­peras da che­gada a Saná, a ca­pital ie­me­nita, do en­viado es­pe­cial da ONU, Martin Grif­fiths, com o ob­jec­tivo de se avistar com os re­beldes hutis, o rei da Arábia Sau­dita, Salmán ben Ab­de­laziz al Saúd, de­clarou que o seu país apoia os es­forços das Na­ções Unidas para al­cançar uma so­lução po­lí­tica no Iémen.

As de­cla­ra­ções do mo­narca foram feitas após o go­verno do Iémen, re­co­nhe­cido in­ter­na­ci­o­nal­mente, ter in­for­mado Martin Grif­fiths de que par­ti­ci­pará nas con­ver­sa­ções de paz com os re­beldes.

Esse passo, por sua vez, foi pre­ce­dido pelo cessar dos ata­ques com mís­seis e drones contra a co­li­gação in­ter­na­ci­onal li­de­rada pela Arábia Sau­dita no Iémen, anun­ciado pelos hutis do mo­vi­mento Ansar Allah.

Se­gundo a ONU, o Iémen sofre a pior crise hu­ma­ni­tária do mundo, em re­sul­tado da guerra: 22,2 mi­lhões de ie­me­nitas ne­ces­sitam de ajuda, ou­tros 18 mi­lhões so­frem de «in­se­gu­rança ali­mentar» e 8,4 mi­lhões «não sabem se vão comer».




Mais artigos de: Internacional

Unilateralismo dos EUA ameaça comércio mundial

DE­SA­CORDO A ci­meira do Fórum de Co­o­pe­ração Eco­nó­mica Ásia-Pa­cí­fico, na Papua Nova Guiné, ter­minou sem co­mu­ni­cado con­junto, por de­sa­cordos mo­ti­vados pela guerra co­mer­cial im­posta pelos EUA à China.

Cuba retira médicos a trabalhar no Brasil

BRASIL Face a de­cla­ra­ções e ame­aças de Jair Bol­so­naro, as au­to­ri­dades de Cuba estão a pre­parar o re­gresso ao país de oito mil pro­fis­si­o­nais de saúde que tra­ba­lham no Brasil no pro­grama Mais Mé­dicos.

Guerra infinita

Só nos primeiros nove meses de 2018, os EUA lançaram 5213 bombas no Afeganistão, o número mais alto desde a invasão, há 17 anos. As estatísticas, divulgadas na semana passada pelo Comando Central da Força Aérea dos EUA, revelam uma guerra cada vez mais longe de acabar: o número de bombas...