Manifestações em França contra políticas anti-populares

PRO­TESTOS As ma­ni­fes­ta­ções em França, ini­ci­adas pelos «co­letes ama­relos», contra as po­lí­ticas anti-po­pu­lares do go­verno de Ma­cron, não cessam. Nova mo­bi­li­zação está mar­cada para sá­bado, 24, em Paris.

Os blo­queios de es­tradas e de postos de abas­te­ci­mento de com­bus­tí­veis pros­se­guiam na terça-feira, 20, em di­versas lo­ca­li­dades de França, no quarto dia con­se­cu­tivo de pro­testos contra as po­lí­ticas anti-po­pu­lares de Em­ma­nuel Ma­cron e do seu go­verno.

Em­bora a origem das ma­ni­fes­ta­ções tenha sido a su­bida dos preços de com­bus­tí­veis, de­cre­tada pelo go­verno para 2018 e 2019, as rei­vin­di­ca­ções alar­garam-se contra o au­mento de im­postos em geral e a perda de poder de compra dos tra­ba­lha­dores.

In­te­grando o mo­vi­mento dos «co­letes ama­relos», di­versas ac­ções de luta con­ti­nu­avam a ser de­sen­vol­vidas em toda a França no co­meço desta se­mana.

No sá­bado, 17, co­me­çaram os pro­testos, con­vo­cados nas redes so­ciais, a que se jun­taram par­tidos po­lí­ticos da opo­sição e sin­di­catos. A jor­nada foi tensa, re­gis­taram-se mais de duas mil ac­ções em todo o país, com a par­ti­ci­pação de quase 300 mil pes­soas, de acordo com os dados ofi­ciais.

Em­bora a par­ti­ci­pação tenha di­mi­nuído nos dias se­guintes, o mo­vi­mento de pro­testo contra as po­lí­ticas de Ma­cron mantém-se ac­tivo a nível na­ci­onal, es­pe­rando-se que haja uma nova grande mo­bi­li­zação no pró­ximo sá­bado, em Paris.




Mais artigos de: Europa

Contra as bases militares dos EUA e da NATO

PAZ Na I Con­fe­rência In­ter­na­ci­onal Contra as Bases Mi­li­tares dos EUA e da NATO, em Du­blin, par­ti­ci­param or­ga­ni­za­ções da paz e anti-im­pe­ri­a­listas, entre elas o Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração.

Partido Trabalhista rejeita acordo com UE sobre Brexit

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, discorda do acordo sobre o Brexit alcançado entre Londres e Bruxelas. «Não creio que o acordo actual responda às necessidades do país», disse, considerando, contudo, que é impossível travar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Para Corbyn,...

PCP em Madrid solidário com o Saara Ocidental

Teve lugar, em Madrid, nos dias 16 e 17, a 43.ª Conferência Europeia de Solidariedade e Apoio ao Saara Ocidental (Eucoco), onde o PCP se fez representar por Rita Janeiro, membro da Secção Internacional. Nesta conferência participou uma delegação da Frente Polisário, além de centenas de...

O «problema» italiano

O Orçamento da Itália tem sido notícia ao longo das últimas semanas. Num gesto inédito, a Comissão Europeia «chumbou» a proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo de Itália, dando a este um prazo de três semanas para rever o documento e ajustá-lo às regras do euro e da Governação Económica. Este episódio,...