PCP em Madrid solidário com o Saara Ocidental

Teve lugar, em Madrid, nos dias 16 e 17, a 43.ª Conferência Europeia de Solidariedade e Apoio ao Saara Ocidental (Eucoco), onde o PCP se fez representar por Rita Janeiro, membro da Secção Internacional.

Nesta conferência participou uma delegação da Frente Polisário, além de centenas de representantes de organizações sindicais, políticas, sociais e do movimento da paz.

Sob o lema «Pela Independência do Saara Ocidental. A responsabilidade de Espanha e da Europa na solução», a conferência contou com a intervenção de vários deputados do parlamento espanhol, representantes de embaixadas da Europa e África em Espanha e diversas organizações de solidariedade.

Na sua intervenção, o PCP reafirmou a solidariedade com o Saara Ocidental e o povo saarauí e a sua incansável luta pelo cumprimento do direito à autodeterminação, assim como o seu compromisso em prosseguir a sua intervenção em defesa do efectivo respeito pelos direitos nacionais do povo saarauí.

Dos grupos de trabalho que foram constituídos na conferência, saíram linhas de trabalho, como na área sindical, do respeito pelos direitos humanos, incluindo os políticos, para a intervenção junto das instâncias internacionais.

No quadro da conferência, realizou-se ainda uma manifestação de apoio ao Saara Ocidental, que contou com centenas de participantes.




Mais artigos de: Europa

Contra as bases militares dos EUA e da NATO

PAZ Na I Conferência Internacional Contra as Bases Militares dos EUA e da NATO, em Dublin, participaram organizações da paz e anti-imperialistas, entre elas o Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Partido Trabalhista rejeita acordo com UE sobre Brexit

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, discorda do acordo sobre o Brexit alcançado entre Londres e Bruxelas. «Não creio que o acordo actual responda às necessidades do país», disse, considerando, contudo, que é impossível travar o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Para Corbyn,...

O «problema» italiano

O Orçamento da Itália tem sido notícia ao longo das últimas semanas. Num gesto inédito, a Comissão Europeia «chumbou» a proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo de Itália, dando a este um prazo de três semanas para rever o documento e ajustá-lo às regras do euro e da Governação Económica. Este episódio,...