«Pôr o comboio na linha» termina no Terreiro do Paço

Cerca de 300 pes­soas ma­ni­fes­taram-se, dia 3 de Ou­tubro, em Lisboa, contra a de­gra­dação da oferta do trans­porte fer­ro­viário.

«Ma­te­rial pa­rado, com­boio atra­sado», «Não se pode vi­ajar sem com­boios a cir­cular», «Com o Go­verno a cortar, a CP vai ao ar» e «Pôr o com­boio na linha para servir a po­pu­lação» foram al­gumas das pa­la­vras de ordem do pro­testo, que co­meçou, de manhã, com uma con­cen­tração na Praça Luís de Ca­mões, em Lisboa.

A ma­ni­fes­tação, que chegou ao Ter­reiro do Paço, marcou o fim de uma cam­panha ini­ciada no dia 20 de Se­tembro no Porto, que levou re­pre­sen­tantes de tra­ba­lha­dores e utentes a re­a­li­zarem tri­bunas pú­blicas e con­cen­tra­ções em vá­rios pontos do País.

Na re­si­dência ofi­cial do pri­meiro-mi­nistro foi en­tregue uma de­cla­ração, subs­crita por 13 sin­di­catos do sector fer­ro­viário, pela Co­missão dos Re­for­mados Fer­ro­viá­rios, por dez or­ga­ni­za­ções de utentes e pelas co­mis­sões de tra­ba­lha­dores da CP – Com­boios de Por­tugal, EMEF – Em­presa de Ma­nu­tenção de Equi­pa­mento Fer­ro­viário, IP – In­fra­es­tru­turas de Por­tugal e Medway (an­tiga CP Carga).

No do­cu­mento, re­clama-se um plano na­ci­onal de trans­portes que de­fina o que com­pete a cada modo de trans­porte, ar­ti­cu­lados com­ple­men­tar­mente entre si, de modo a levar o trans­porte pú­blico a todo o País; me­didas con­cretas de in­ves­ti­mento na fer­rovia com vista a mo­der­nizar as infra-es­tru­turas, o ma­te­rial cir­cu­lante e as ins­ta­la­ções; ad­missão de tra­ba­lha­dores para todas as em­presas do sector, de modo a me­lhorar a sua ca­pa­ci­dade de res­posta.

Exige-se, também, ho­rá­rios que cor­res­pondam às reais ne­ces­si­dades da po­pu­lação; apro­fun­da­mento de uma po­lí­tica ta­ri­fária que torne uni­versal o acesso e in­cen­tive a trans­fe­rência da uti­li­zação do trans­porte in­di­vi­dual para o trans­porte pú­blico; re­co­lo­cação de todo o sis­tema fer­ro­viário sob um co­mando único e pondo em pri­meiro lugar os ga­nhos para o País e o ser­viço pres­tado.

 



Mais artigos de: Nacional

Força e unidade no 25.º Encontro da CNOD

ACÇÃO Sob o lema «Lutar pela in­clusão, cum­prir a Cons­ti­tuição», Pal­mela aco­lheu, dia 5 de Ou­tubro, o 25.º En­contro Na­ci­onal de Pes­soas com De­fi­ci­ência, or­ga­ni­zado pela Con­fe­de­ração Na­ci­onal dos Or­ga­nismos de De­fi­ci­entes.

Utentes recusam de encargos para as autarquias locais

PODER LOCAL O MUSP re­clama uma «des­cen­tra­li­zação efec­tiva» de com­pe­tên­cias para as au­tar­quias, «con­dição es­sen­cial para o de­sen­vol­vi­mento local e re­gi­onal, ga­ran­tindo os di­reitos das po­pu­la­ções».

Agricultores rumam a Lisboa a 8 de Novembro

PRO­POSTAS A di­fícil si­tu­ação que se vive na agri­cul­tura fa­mi­liar levou a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura (CNA) a marcar uma ma­ni­fes­tação, no dia 8 de No­vembro, em Lisboa.

Animais com sede e fome após os incêndios do Algarve

Numa pergunta dirigida ao Ministério do Ambiente, no passado dia 6, o Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) alerta para a existência de «muitos animais com sede e fome», após o incêndio nos concelhos de Monchique e de Silves. No documento, «Os Verdes» referem que, «face à área ardida na sequência desse incêndio, este...

Encontro pela Paz afirma-se em todo o País

São várias e diversificadas as iniciativas que se têm realizado em todo o País visando a divulgação do Encontro pela Paz que tem lugar no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, no próximo dia 20. No dia 8, segunda-feira, a Unicepe, no Porto, acolheu o debate «Pela paz, todos não somos demais!»,...

Viagem da resistência aos Açores

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) promoveu, de 1 a 5 de Outubro, uma viagem aos Açores, com o objectivo de homenagear os cerca de 500 presos políticos que passaram pelas masmorras fascistas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira. No primeiro dia foi apresentado o livro...

Acções contra aeroporto no Montijo

No sábado, 13 de Outubro, a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro e a Associação de Mulheres com Patologia Mamária promovem um debate, às 15h30, na União Recreativa de Cultura e Desporto, Coina, sobre «As consequências na saúde com a vinda de um aeroporto para a Base Aérea do Montijo». Entretanto, a...

Plataformas devem milhões

Segundo noticiou recentemente a SIC, os motoristas de plataformas como a Uber ou a Cabify devem 4,6 milhões de euros em multas desde 2016, resultantes de 2297 autos de contra-ordenação relativos a transporte ilegal. Com entrada em vigor da lei que liberaliza o sector, a 1 de Novembro, estas...

Faleceu João Vicente

O presidente da Direcção da Associação Intervenção Democrática (ID), João António Vicente, faleceu no sábado, 6 de Outubro. Engenheiro-técnico agrário de formação, «desde muito novo integrou a luta de resistência ao regime fascista, aderindo ainda jovem às estruturas da Comissão Democrática...