Dirigentes coreanos procuram garantir a paz
Os presidentes da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, e da República da Coreia, Moon Jae-in, reuniram-se na terça-feira, 18, em Pyongyang, no primeiro dia da cimeira inter-coreana. O objectivo foi implementar a Declaração de Panmunjom para a paz, a prosperidade e a reunificação da península da Coreia.
Foi a terceira vez que os dois líderes coreanos se reuniram este ano, depois dos encontros de 27 de Abril e de 26 de Maio. Os dois chefes de Estado debateram agora a desnuclearização da península coreana e a possibilidade de retoma do diálogo entre a RPDC e os EUA.
Kim Jong-un esteve acompanhado por Kim Yong-chol, chefe dos serviços secretos, e Kim Yo-jong, directora do Departamento de Propaganda e Agitação do Partido do Trabalho da Coreia. Por sua parte, da delegação de Moon fizeram parte Suh Hoon, chefe dos serviços secretos, e Chung Eui-yong, director do Gabinete de Segurança Nacional.
Na cimeira de Abril passado, Kim e Moon assinaram a Declaração de Panmunjom, visando alcançar a desnuclearização da península da Coreia, pôr fim às acções hostis, recomeçar as reuniões das famílias separadas pela guerra (1950-1953) e melhorar as relações bilaterais entre Pyongyang e Seul.