Combater o isolamento da Madeira
O PCP realizou, no dia 29, uma conferência de imprensa no Funchal na qual apresentou uma nova estratégia para a mobilidade aérea entre a Região Autónoma e o Continente. Participou o Coordenador Regional do PCP, e membro do Comité Central, Edgar Silva.
O dirigente comunista começou por realçar não serem novidade as consequências do grave problema de isolamento de que sofrem as regiões autónomas da Madeira e do Açores. Em seguida, propôs um novo modelo de aplicação do «Subsídio de Mobilidade», mais favorável, integrado com a criação de um novo programa «POSEI – Transportes», um acrescento ao programa que auxilia territórios mais afastados, como a Madeira e os Açores.
Quanto aos cancelamento de ligações aéreas, frequentes no arquipélago, o PCP exige que as companhias aéreas prestem «serviços máximos», de maneira a dar resposta às necessidade dos utentes.
As propostas do PCP também incidem sobre educação: alargar apoios atribuídos aos estudantes que frequentam o Ensino Superior na ilha com a «tarifa de formação» e, em simultâneo, definir uma «tarifa de estudante» que suporte os custos derivados daqueles que frequentem o ensino fora da ilha são algumas delas.