Hipocrisia e retrocesso social

Manuel Rodrigues

O INE di­vulgou na pas­sada quinta-feira que a taxa de de­sem­prego desceu para 6,8% em Junho, quer em termos ho­mó­logos quer em ca­deia, sendo a mais baixa desde Se­tembro de 2002.

Como o PCP tem vindo a a afirmar, trata-se de re­flexos po­si­tivos da re­po­sição de di­reitos e ren­di­mentos a que a in­ter­venção do PCP e a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo obri­garam e que não sig­ni­ficam a so­lução para um pro­blema que só outra po­lí­tica pode re­solver.

Ao invés, As­sunção Cristas, con­si­de­rando po­si­tiva esta evo­lução, as­so­ciou-a à le­gis­lação la­boral que «vem de trás»: «Volto a dizer que baixa com um en­qua­dra­mento de le­gis­lação la­boral que vem de trás e que, in­fe­liz­mente, este Go­verno agora quer al­terar».

Ora, sa­bendo nós que a po­lí­tica de di­reita, a po­lí­tica de sub­missão ao ca­pital mo­no­po­lista, à União Eu­ro­peia e ao euro são os grandes res­pon­sá­veis pelo de­sem­prego em Por­tugal; sa­bendo também que as al­te­ra­ções à le­gis­lação la­boral pelo go­verno PSD/​CDS pe­saram pro­fun­da­mente no au­mento da taxa de de­sem­prego, não po­demos deixar de rir pe­rante ta­manha hi­po­crisia.

Con­tra­ri­ando este sen­tido de pro­gresso (em­bora li­mi­tado), o go­verno mi­no­ri­tário do PS, em vez de as­sumir uma po­lí­tica de rup­tura com a po­lí­tica de di­reita, optou por pros­se­guir essa po­lí­tica. E a prova disso, se ou­tras não hou­vesse, está na na­tu­reza das al­te­ra­ções à le­gis­lação la­boral que apre­sentou re­cen­te­mente na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Cristas diz querer a re­so­lução do pro­blema. Mas a re­ceita que aponta vai exac­ta­mente no sen­tido do re­tro­cesso so­cial de que o seu go­verno foi exímio exe­cutor: baixos sa­lá­rios, des­re­gu­lação de ho­rá­rios de tra­balho, pre­ca­ri­e­dade, emi­gração for­çada e, claro, mais de­sem­prego.

Não terá sido por isso que o CDS, com a sua abs­tenção, vi­a­bi­lizou as pro­postas do PS?...




Mais artigos de: Opinião

O mundo na Festa

É com enorme satisfação que, este ano e uma vez mais, é aguardada a presença solidária de dezenas de delegações estrangeiras, oriundas dos quatro cantos do mundo, na Festa do Avante!. Com a sua participação, a Festa será igualmente um espaço de debate sobre os desenvolvimentos e as grandes tendências na situação...

Hora a hora

A Comissão Europeia anunciou na semana passada que iria propor o fim da mudança da hora em todos os países da União Europeia. Invocam uma consulta pública online e interesses «do mercado interno». Tanto empenho em cumprir o resultado da consulta pública (a quem? Divulgada onde?) não deixa de ter uma certa graça vinda...

Carreiras, o charlatão

O Governo de Passos Coelho estava a 5 minutos de resolver o problema da Linha de Cascais quando hordas de comunistas expulsaram Ministros e Secretários de Estado dos gabinetes que ocuparam durante quase 5 anos, Pires de Lima ia exactamente carregar no botão do solucionómetro que traria, instantaneamente, 50 carruagens de...

Papiniano Carlos, escritor insubmisso

As­si­nalam-se 100 anos do nas­ci­mento de Pa­pi­niano Carlos. Com uma obra mul­ti­fa­ce­tada des­ti­nada a di­versos pú­blicos e abran­gendo a lí­rica, o canto, o ro­mance, a cró­nica e a li­te­ra­tura in­fantil, tem em toda a sua obra a marca do re­sis­tente an­ti­fas­cista, do in­te­lec­tual pro­gres­sista e com­ba­tivo, do es­critor in­sub­misso que nunca perdeu a es­pe­rança.

Com tudo

Dois anos depois de a corrupta elite política brasileira ter protagonizado no Senado o degradante espectáculo que levou à destituição da presidente eleita Dilma Rousseff e guindou o Brasil à categoria de república das bananas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os direitos políticos do ex-presidente Lula para o...