Papiniano Carlos, escritor insubmisso

Jaime Toga (Membro da Comissão Política)

As­si­nalam-se 100 anos do nas­ci­mento de Pa­pi­niano Carlos. Com uma obra mul­ti­fa­ce­tada des­ti­nada a di­versos pú­blicos e abran­gendo a lí­rica, o canto, o ro­mance, a cró­nica e a li­te­ra­tura in­fantil, tem em toda a sua obra a marca do re­sis­tente an­ti­fas­cista, do in­te­lec­tual pro­gres­sista e com­ba­tivo, do es­critor in­sub­misso que nunca perdeu a es­pe­rança.

Pa­pi­niano Carlos foi re­fe­rência para os que re­sis­tiam

Nas­cido em Mo­çam­bique a 9 de No­vembro de 1918, foi o con­celho da Maia, e em par­ti­cular a fre­guesia de Pe­drouços, que es­co­lheu para viver grande parte da sua vida e onde fa­leceu a 5 de De­zembro de 2012. Cursou En­ge­nharia, Ma­te­má­ticas e Fí­sico-Quí­micas e, por ter re­cu­sado subs­crever a «de­cla­ração an­ti­co­mu­nista», foi im­pe­dido de lec­ci­onar no en­sino ofi­cial. Como al­ter­na­tiva, deu ex­pli­ca­ções e foi de­le­gado de pro­pa­ganda mé­dica.

O seu pri­meiro livro de versos foi pu­bli­cado em 1942 sob o tí­tulo Es­boço, a que se se­guiu Es­trada Nova em 1946, obra vi­si­vel­mente neo-re­a­lista, ra­pi­da­mente apre­en­dida pela PIDE, fa­zendo com que Pa­pi­niano Carlos pas­sasse a ser, a partir daí, per­ma­nen­te­mente vi­giado. Apesar disso, pros­se­guiu a sua in­ter­venção e es­ta­be­leceu con­tactos com o Par­tido, ao qual aderiu em 1949. Jun­ta­mente com a sua com­pa­nheira, Olívia Vas­con­celos, foi im­por­tante apoio à luta de re­sis­tência do PCP na clan­des­ti­ni­dade.

Está re­pre­sen­tado em di­versas an­to­lo­gias da po­esia por­tu­guesa e da li­te­ra­tura para a in­fância, edi­tadas em Por­tugal e no es­tran­geiro. Do seu per­curso des­tacam-se ainda con­tactos e pro­jectos co­muns com Egito Gon­çalves, Luís Veiga Leitão, An­tónio Re­bordão Na­varro e Pablo Ne­ruda.

In­te­grou e animou mo­vi­mentos as­so­ci­a­tivos e cul­tu­rais da re­gião do Porto e teve papel re­le­vante no mo­vi­mento da paz e, em par­ti­cular, no Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração. Foi can­di­dato pela Co­missão De­mo­crá­tica do Porto nas «elei­ções» de 1969. Es­teve preso três vezes.

Após o 25 de Abril in­te­grou o Sector In­te­lec­tual do Porto do PCP, man­tendo a ele­vada mi­li­tância e par­ti­ci­pação na luta em de­fesa das con­quistas re­vo­lu­ci­o­ná­rias, em par­ti­cular a Re­forma Agrária e a Cons­ti­tuição da Re­pú­blica.

Re­sis­tência, uni­dade e luta

Em tempos de per­se­guição e re­pressão, Pa­pi­niano Carlos foi re­fe­rência para os que re­sis­tiam e re­cu­savam perder a voz e o sonho. Nunca deixou de verter para a es­crita a re­a­li­dade que co­nhecia, a du­reza da vida dos ope­rá­rios e cam­po­neses, e de ho­me­na­gear os que o fas­cismo prendia, tor­tu­rava e ma­tava na Rua do He­roísmo, no Al­jube, em Ca­xias ou em Pe­niche. Nunca deixou de acre­ditar e in­cen­tivar ou­tros a acre­ditar e lutar pela de­mo­cracia e pela li­ber­dade.

Foi alvo de di­versas ini­ci­a­tivas de re­co­nhe­ci­mento, de­sig­na­da­mente pela Junta de Fre­guesia de Pe­drouços e pela Câ­mara Mu­ni­cipal do Porto, que lhe atri­buiu, por una­ni­mi­dade, a Me­dalha de Mé­rito (Grau Ouro) da ci­dade. Numa men­sagem en­viada a uma ho­me­nagem que lhe foi de­di­cada no Porto, pelo seu 90.º ani­ver­sário, o ca­ma­rada Je­ró­nimo de Sousa dizia que a sua po­esia era «in­dis­so­ciável do co­mu­nista que lutou uma vida toda dando mais força ao Par­tido, per­sis­tindo na senda da fe­li­ci­dade co­lec­tiva.» Acres­cen­tando, com re­curso à sua obra: «a tua ma­neira é dos “que er­guem an­daimes” que “movem gruas” e que “nem sabem en­ve­lhecer de tédio”.»

Apro­vei­tamos a pas­sagem do cen­te­nário do seu nas­ci­mento para evocar este homem das le­tras, ci­dadão da cul­tura e das artes, es­critor in­sub­misso, in­te­lec­tual co­mu­nista com mais de 60 anos de mi­li­tância, que nos deixou um tra­balho de lei­tura obri­ga­tória. Mas o exemplo de vida e o con­tri­buto que deu para o tra­balho em uni­dade – iden­ti­fi­cando o ini­migo em cada con­texto, sem perder de pers­pec­tiva o ob­jec­tivo su­premo do Par­tido – me­recem igual­mente ser va­lo­ri­zados e co­nhe­cidos.

No es­paço da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto na Festa do Avante! es­tará uma ex­po­sição que evoca a sua vida e obra, a par de uma outra de ho­me­nagem a Ar­mando Castro, apro­vei­tando a coin­ci­dência destes dois in­te­lec­tuais co­mu­nistas terem nas­cido há 100 anos.




Mais artigos de: Opinião

O mundo na Festa

É com enorme satisfação que, este ano e uma vez mais, é aguardada a presença solidária de dezenas de delegações estrangeiras, oriundas dos quatro cantos do mundo, na Festa do Avante!. Com a sua participação, a Festa será igualmente um espaço de debate sobre os desenvolvimentos e as grandes tendências na situação...

Hipocrisia e retrocesso social

O INE divulgou na passada quinta-feira que a taxa de desemprego desceu para 6,8% em Junho, quer em termos homólogos quer em cadeia, sendo a mais baixa desde Setembro de 2002. Como o PCP tem vindo a a afirmar, trata-se de reflexos positivos da reposição de direitos e rendimentos a que a intervenção do PCP e a luta dos...

Hora a hora

A Comissão Europeia anunciou na semana passada que iria propor o fim da mudança da hora em todos os países da União Europeia. Invocam uma consulta pública online e interesses «do mercado interno». Tanto empenho em cumprir o resultado da consulta pública (a quem? Divulgada onde?) não deixa de ter uma certa graça vinda...

Carreiras, o charlatão

O Governo de Passos Coelho estava a 5 minutos de resolver o problema da Linha de Cascais quando hordas de comunistas expulsaram Ministros e Secretários de Estado dos gabinetes que ocuparam durante quase 5 anos, Pires de Lima ia exactamente carregar no botão do solucionómetro que traria, instantaneamente, 50 carruagens de...

Com tudo

Dois anos depois de a corrupta elite política brasileira ter protagonizado no Senado o degradante espectáculo que levou à destituição da presidente eleita Dilma Rousseff e guindou o Brasil à categoria de república das bananas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os direitos políticos do ex-presidente Lula para o...