Luta na Ryanair

Sindicatos dos tripulantes de bordo da transportadora aérea Ryanair de vários países europeus irão reunir-se a 7 de Setembro em Roma. A reunião, como informou no dia 14 a presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), surge no seguimento da greve de 25 e 26 de Julho em Portugal, Espanha, Bélgica e Itália.

Os trabalhadores e sindicatos reivindicam a aplicação da legislação laboral nacional em vez da legislação do país da empresa, mais especificamente nas matérias da licença de parentalidade e a garantia de ordenado mínimo. O SNPVAC exige também a retirada dos processos disciplinares por baixas médicas ou por vendas a bordo abaixo das metas da empresa.

A Ryanair incorreu em diversas ilegalidades durante e após a greve, admitindo ter substituído tripulantes em greve. Após a greve chegou a ameaçar os trabalhadores, por carta, com diversas penalidades. Esta situação foi denunciada na AR pelo PCP, que questionou o Governo sobre o que fará para garantir a defesa dos direitos dos tripulantes e o cumprimento da lei. Após o requerimento dos comunistas, a Ryanair recuou parcialmente, enviando outra carta onde retirou algumas ameaças. O Partido manteve contudo a crítica à impunidade com que a multinacional actua, fruto da passiva cumplicidade do Governo.

A expressar solidariedade para com a luta dos tripulantes, uma delegação, incluindo o deputado Bruno Dias, esteve na sede do SNPVAC no primeiro dia da greve.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Sindicatos não aceitam prolongar idade da reforma

INVERSO A intenção do Governo de acabar com a aposentação obrigatória aos 70 anos na Administração Pública visa aumentar a idade de trabalho e contraria a necessidade de rejuvenescimento dos quadros.

Enfermeiros pela progressão

Prosseguem até final deste mês as greves, a nível de instituições de Saúde, promovidas pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, no quadro da campanha «Progressão é, afinal, ilusão? Exigimos que não seja!». Nas paralisações que ocorreram no Centro Hospitalar de Leiria e no Centro Hospitalar...

Protesto em alta na hotelaria

Os sindicatos da hotelaria, restauração e turismo estão a realizar, durante o mês de Agosto, acções de esclarecimento dos direitos dos trabalhadores e de denúncia do incumprimento do contrato colectivo, incluindo a tabela salarial, por grande parte das empresas. Mesmo num período de elevadas receitas, foram detectados...

Greve na grande distribuição

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) informou que os trabalhadores de estabelecimentos da grande distribuição vão estar em greve a 12 de Setembro.Os trabalhadores reivindicam o aumento dos salários sem a redução do valor pago pelo trabalho suplementar, uma contrapartida...