Uma Festa para todos, com mais alegria

PROGRAMA Esta segunda-feira, num dos locais da Quinta da Atalaia, com melhor vista sobrea Festa do Avante! para e a baía do Seixal, teve lugar a conferência de imprensa de apresentação do programa integral dos dias 7, 8 e 9 de Setembro da Festa.

A originalidade da Festa continua em alta

A conferência, na qual estiveram presentes Alexandre Araújo, membro do Secretariado do Comité Central do PCP, e Ruben de Carvalho, membro do Comité Central e da direcção da Festa do Avante!, contou também com um grande conjunto de artistas, que farão desta edição, à semelhança de todas as anteriores, mais uma Festa memorável.

Com o programa integral finalmente apresentado, torna-se claro, uma vez mais, a importância da Festa do Avante! no panorama cultural do País. Um novo ano, uma nova edição que prima pela grande abrangência dos géneros musicais, desde o Jazz até ao Metal Industrial.

Para além do grande destaque dado à música (serão cerca de 12 palcos com cerca de 175 iniciativas), a programação abrange muitos outros espectáculos, nomeadamente, 11 peças de teatro, 8 filmes (com a predominância do cinema português e de animação) e mais de 40 modalidades desportivas. Acrescentam-se ainda várias exposições e cerca de 70 debates com diversos temas. A Festa também se salda pela sua grande variedade gastronómica e artesanal, com mais de 100 restaurantes e bares espalhados por todo o recinto e pelo conjunto das organizações regionais do PCP que de igual modo estarão presentes com os seus pavilhões. A ciência será outro dos aspectos que estará presente na Quinta da Atalaia.

A Festa é para todos!

Neste ano foram notáveis as melhorias que se introduziram ao conjunto de acessibilidades ao recinto. Uma delas é o comboio que circulará pelo recinto para facilitar a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. «A Festa do Avante! é um espaço que procura de ano para ano melhorar e oferecer melhores condições para quem a realiza e para todos aqueles que nela participam», referiu Alexandre Araújo, acrescentando: «Fazemos um esforço no sentido de oferecer a todos aqueles que nos visitam um conjunto de serviços e de melhorias no plano das acessibilidades, para tornar mais fácil o caminho até à Festa, e para aqui permanecer durante três dias com todas e com as melhores condições».

«Vamos caminhando alegremente para os 50 anos» – afirmou Ruben de Carvalho, um dos responsáveis pela programação da Festa desde 1976. No 42.º aniversário da Festa do Avante!, a sua originalidade continua em alta. «A Festa, naturalmente, renova-se mas sem perder a sua identidade que lhe é tão característica». O dirigente comunista apontou ainda, antes de finalizar a sua intervenção, alguns dos aspectos que, para ele, valorizam a Festa na agenda cultural nacional: a igualdade entre todos os géneros musicais seja com o jazz, com o fado ou com a música erudita e a predominância da música portuguesa em convivência com grupos de renome estrangeiros.

Concerto para bebés na Festa

Esta edição da Festa do Avante! trará uma novidade para a programação infantil com a estreia do Concerto para bebés. Rita Grácio, produtora da Companhia Musicalmente, presente na conferência de imprensa, explicou o conceito deste projecto. Trata-se de um programa musical muito vasto, que aborda alguns compositores como Monteverdi, Mozart, Bach e algumas músicas tradicionais portuguesas, que chega por vezes, a ter entre 40 a 50 temas de dois ou três minutos, construídos especificamente para o público alvo que são os bebés.

«A Festa do Avante!, é exactamente isso, uma festa! Uma celebração musical com pessoas que estão em conjunto, famílias. Acho que é aí que nós nos inserimos muito bem. Podemos responder não só ao público bebé mas ao público de família. Acho que é um momento em que todos podem celebrar em conjunto, um momento musical com muita qualidade. Estamos muito felizes por estar cá, num espaço tão maravilhoso como este!»






Mais artigos de: Festa do Avante!

Espaço Internacional com mais área e novo desenho

SOLIDARIEDADE Em 2018, o Espaço Internacional está maior e tem um desenho renovado, afirmando-se como incontornável ponto de encontro dos que persistem na luta, pela paz, a soberania e o progresso social, contra o imperialismo e a guerra.

Vamos ao cinema?

Há oito anos, na sua primeira edição, o CineAvante mostrou ao que vinha, e de imediato foi acolhido com agrado pelos visitantes da Festa.
De então para cá, a cada nova edição, a adesão das pessoas foi crescendo, ganhou um público fiel, o projecto consolidou-se, conquistou um estatuto e lugar próprios no programa da Festa.
Este ano, entre filmes e documentários, são oito as criações que preenchem o programa de três dias, num total de cerca de dez horas de exiição.
Sem falar, claro, do «Monstrinha», projecto igualmente consolidado, com uma programação própria e que, como habitualmente, fará as delícias da pequenada.
Apague-se as luzes, pois, que a fita vai começar a rodar....

MONSTRINHA

Avó Roza Kolchagova | Bulgária | 2017 | 6’ Uma casa, uma árvore, uma avó – algures, numa terra distante. Um filme sobre pequenas coisas, sobre as coisas que amamos. Uma história tão verdadeira e autêntica que nos leva a pensar: o que perdemos ao longo das nossas vidas permanentemente ocupadas....