Espaço Internacional com mais área e novo desenho

SO­LI­DA­RI­E­DADE Em 2018, o Es­paço In­ter­na­ci­onal está maior e tem um de­senho re­no­vado, afir­mando-se como in­con­tor­nável ponto de en­contro dos que per­sistem na luta, pela paz, a so­be­rania e o pro­gresso so­cial, contra o im­pe­ri­a­lismo e a guerra.

En­con­tros de luta, his­tória, cul­tura, tra­di­ções, con­quistas e as­pi­ra­ções

Este ano, os vi­si­tantes da Festa do Avante! en­con­trarão um Es­paço In­ter­na­ci­onal re­no­vado, maior, com mais es­paço de des­canso e lazer, mais área de con­vívio e con­fra­ter­ni­zação. Aqui es­pera-os todo um mundo para ex­plorar em três dias ir­re­pe­tí­veis.
A so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista, par­ti­cu­lar­mente nas ba­ta­lhas contra a guerra e em de­fesa da paz, me­rece todo o des­taque na ac­tu­a­li­dade mun­dial que aqui se apre­senta.
Com stands pró­prios ou pela voz das suas de­le­ga­ções, aqui es­tarão pre­sentes de­zenas de par­tidos co­mu­nistas e forças pro­gres­sistas. Trazem a Por­tugal a sua ex­pe­ri­ência, a sua in­for­mação e opi­nião, a sua luta, em dis­curso di­recto e sem os fil­tros e o si­len­ci­a­mento das mul­ti­na­ci­o­nais da co­mu­ni­cação. Trazem até nós, na pri­meira pessoa, tes­te­mu­nhos de so­fri­mento e di­fi­cul­dades, de re­sis­tência, mas também de avanços e vi­tó­rias. Trazem a cul­tura, a arte, a his­tória, as tra­di­ções, a gas­tro­nomia dos seus povos, com a ge­nui­ni­dade que con­segue vencer a dis­tância. Trazem-nos a sua ale­gria, a sua con­fi­ança e a sua so­li­da­ri­e­dade para com a luta dos co­mu­nistas e do povo por­tuguẽs.
Or­ga­ni­za­ções e ac­ti­vistas que, em Por­tugal, mantêm acção per­sis­tente e cons­tante pela paz e a so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­onal, contra o im­pe­ri­a­lismo e a guerra e pela ami­zade dos povos con­ti­nuam a ter aqui stands pró­prios: o Es­paço da Paz, a As­so­ci­ação de Ami­zade Por­tugal-Cuba e a As­so­ci­ação Iúri Ga­gárin.
Num au­di­tório es­pe­cí­fico, vão ter lugar de­bates com di­ri­gentes do PCP e de or­ga­ni­za­ções con­vi­dadas, sobre temas e ge­o­gra­fias que me­recem des­taque. No Palco So­li­da­ri­e­dade, de­zenas de ar­tistas de vá­rios es­tilos e per­cursos de­mons­trarão mais uma vez que a cul­tura é, também ela, ins­tru­mento de luta e re­sis­tência.
O Es­paço In­ter­na­ci­onal en­ri­quece a Festa. E quem vi­sitar o Es­paço In­ter­na­ci­onal cer­ta­mente sairá mais en­ri­que­cido.
Este es­pí­rito in­ter­na­ci­o­na­lista vai alargar-se a es­paços de or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais (Porto, San­tarém, Coimbra, Lisboa, Alen­tejo, Se­túbal, Aveiro e Al­garve), onde vão ocorrer mo­mentos de so­li­da­ri­e­dade, com par­ti­ci­pação de mem­bros das de­le­ga­ções es­tran­geiras.
Na Festa e no seu Es­paço In­ter­na­ci­onal ga­nham mais força os laços de ami­zade e fra­ter­ni­dade que unem todos os que par­ti­lham os va­lores da paz e da li­ber­dade no Mundo, os va­lores da ami­zade e da so­li­da­ri­e­dade entre todos os povos.

O Mundo na Festa

Está pre­vista a pre­sença de re­pre­sen­tantes de mais de meia cen­tena de par­tidos co­mu­nistas e ope­rá­rios e or­ga­ni­za­ções pro­gres­sistas de todos os con­ti­nentes.

Neste mo­mento, estão con­fir­mados os se­guintes stands pró­prios no Es­paço In­ter­na­ci­onal (ordem al­fa­bé­tica dos países): A Es­querda (Ale­manha), MPLA (An­gola), Par­tido Co­mu­nista da Bo­lívia, Par­tido Co­mu­nista do Brasil, Par­tido dos Tra­ba­lha­dores (Brasil), PAICV (Cabo Verde), Par­tido Co­mu­nista do Chile, AKEL (Chipre), Par­tido Co­mu­nista da China, Par­tido Co­mu­nista Co­lom­biano, Par­tido Co­mu­nista de Cuba, Par­tido Co­mu­nista de Es­panha, Co­mu­nistas da Ca­ta­lunha, Bloco Na­ci­o­na­lista Ga­lego, Par­tido Co­mu­nista Francês, Par­tido Co­mu­nista da Grécia, PAIGC (Guiné-Bissau), Par­tido do Povo do Irão, Par­tido dos Tra­ba­lha­dores da Ir­landa, Par­tido Co­mu­nista Ita­liano, Par­tido da Re­fun­dação Co­mu­nista (Itália), Par­tido FRE­LIMO (Mo­çam­bique), OLP (Or­ga­ni­zação de Li­ber­tação da Pa­les­tina), Frente Po­pular de Li­ber­tação da Pa­les­tina, Par­tido Co­mu­nista Pe­ruano, Par­tido Co­mu­nista Bri­tâ­nico, FRE­TILIN (Timor-Leste), Par­tido Co­mu­nista da Tur­quia e Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name.

Es­paço de De­bates

SEXTA-FEIRA, 7
21h30 Por uma Eu­ropa dos tra­ba­lha­dores e dos povos

SÁBADO, 8
11h00 Um mundo em mu­dança – de­sen­vol­vi­mentos e ten­dên­cias de fundo na si­tu­ação in­ter­na­ci­onal
15h00 II Cen­te­nário de Karl Marx – «A questão, porém, é trans­formá-lo»
18h00 Médio Ori­ente – Agressão im­pe­ri­a­lista e a luta pela paz e a so­be­rania
21h30 O ca­pi­ta­lismo no banco dos réus – O mundo e a crise do ca­pi­ta­lismo

DO­MINGO, 9
14h30 Amé­rica La­tina – A luta con­tinua

Pro­gra­mação do Palco So­li­da­ri­e­dade

SEXTA-FEIRA, 7
21h00 Rap Re­a­lity So­ciety by Filla
22h30 Ca­ta­Ventos
24h00 Mo­vi­mi­ento Cum­biero de Li­be­ra­ción

SÁBADO, 8
15h00 Fa­biola Mo­roni
16h30 Hill’s Union
18h00 «No Pa­sarán» - Acto po­lí­tico-cul­tural de so­li­da­ri­e­da­decom os povos da Amé­rica La­tina
20h00
Funil & Abe­lhinha
21h00 Plan­tada
22h30 Farra Fan­farra
00h00 Rosa Mi­mosa Y Sus Ma­ri­posas

DO­MINGO, 9
15h00 «Pa­les­tina ven­cerá! Paz no Médio Ori­ente» - Acto po­lí­tico-cul­tural de so­li­da­ri­e­da­decom a Pa­les­tina e pela Paz no Médio Ori­ente
16h30
Co­lec­tivo Do Lado de Lá
20h00 Fast Eddie Nelson
22h00 47 Soul

Mo­mentos de So­li­da­ri­e­dade
nos es­paços das or­ga­ni­za­ções re­gi­o­nais

SÁBADO, 8
11h00 Coimbra
Colômbia - Pela paz e a de­mo­cracia
11h30 Porto
Ve­ne­zuela Bo­li­va­riana – Re­sistir e avançar
11h30 San­tarém Saara Oci­dental in­de­pen­dente e so­be­rano! Fim à ocu­pação!
15h00 Lisboa Pa­les­tina ven­cerá!
15h30 Alen­tejo Brasil – Lutar pela de­mo­cracia! Li­ber­dade para Lula!
18h00 Se­túbal África é dos seus povos!

DO­MINGO, 9
15h00 Aveiro Ucrânia - Não ao fas­cismo! Pela li­ber­dade e a de­mo­cracia!
16h
00 Al­garve Viva Cuba So­ci­a­lista! Fim ao blo­queio!

Artes da China

Da Re­pú­blica Po­pular da China para a Festa do Avante! virá um grupo de quase três de­zenas de ar­tistas da Pro­víncia de Shanxi.
O es­pec­tá­culo será uma mostra da cul­tura tra­di­ci­onal chi­nesa, in­cluindo dança, ópera, magia, acro­ba­cias e exe­cução de ins­tru­mentos mu­si­cais (como pipa, zheng, suona e huqin).

SÁBADO, 8, 18h00 no Avan­te­atro
DO­MINGO, 9, 14h30 no Au­di­tório 1.º de Maio

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Entusiasmo acelera para a grande Festa da juventude

DI­NA­MIZAÇÃO A cons­trução e de­co­ração dos es­paços, no amplo ter­ri­tório das duas quintas, re­vela cada vez me­lhor o que vai ser a 42.ª Festa do Avante!, que abre portas dentro de duas se­manas.

Uma Festa para todos, com mais alegria

PRO­GRAMA Esta se­gunda-feira, num dos locais da Quinta da Ata­laia, com me­lhor vista sobrea Festa do Avante! para e a baía do Seixal, teve lugar a con­fe­rência de im­prensa de apre­sen­tação do pro­grama in­te­gral dos dias 7, 8 e 9 de Se­tembro da Festa.

Vamos ao cinema?

Há oito anos, na sua pri­meira edição, o Ci­ne­A­vante mos­trou ao que vinha, e de ime­diato foi aco­lhido com agrado pelos vi­si­tantes da Festa.
De então para cá, a cada nova edição, a adesão das pes­soas foi cres­cendo, ga­nhou um pú­blico fiel, o pro­jecto con­so­lidou-se, con­quistou um es­ta­tuto e lugar pró­prios no pro­grama da Festa.
Este ano, entre filmes e do­cu­men­tá­rios, são oito as cri­a­ções que pre­en­chem o pro­grama de três dias, num total de cerca de dez horas de exi­ição.
Sem falar, claro, do «Mons­trinha», pro­jecto igual­mente con­so­li­dado, com uma pro­gra­mação pró­pria e que, como ha­bi­tu­al­mente, fará as de­lí­cias da pe­que­nada.
Apague-se as luzes, pois, que a fita vai co­meçar a rodar....

MONSTRINHA

Avó Roza Kolchagova | Bulgária | 2017 | 6’ Uma casa, uma árvore, uma avó – algures, numa terra distante. Um filme sobre pequenas coisas, sobre as coisas que amamos. Uma história tão verdadeira e autêntica que nos leva a pensar: o que perdemos ao longo das nossas vidas permanentemente ocupadas....