Entusiasmo acelera para a grande Festa da juventude

DI­NA­MIZAÇÃO A cons­trução e de­co­ração dos es­paços, no amplo ter­ri­tório das duas quintas, re­vela cada vez me­lhor o que vai ser a 42.ª Festa do Avante!, que abre portas dentro de duas se­manas.

A chave do su­cesso da Festa re­vela-se na Ci­dade da Ju­ven­tude

Nesta edição, adi­an­tamos mais al­guma in­for­mação sobre a Ci­dade da Ju­ven­tude, o Es­paço In­ter­na­ci­onal e o Ci­ne­A­vante. Con­ti­nu­amos igual­mente a dar no­vi­dades sobre o pro­grama de es­pec­tá­culos, ob­jecto de uma con­fe­rência de im­prensa muito es­pe­cial na tarde de se­gunda-feira.

Po­voada am­pla­mente por jo­vens, a Festa é er­guida e di­na­mi­zada com um muito im­por­tante con­tri­buto de mi­li­tantes e amigos da JCP. Es­paço ímpar de­di­cado aos jo­vens, às suas lutas, as­pi­ra­ções e vi­tó­rias, a Ci­dade da Ju­ven­tude vai apre­sentar-se este ano com uma nova dis­po­sição de con­fir­mados mo­tivos de atracção: o Palco Novos Va­lores (onde cul­mina um grande fes­tival de bandas), o Palco Agit, a ex­po­sição po­lí­tica, de­bates, quatro bares, danças, po­esia, te­atro. Mas já há Festa desde Junho, nas jor­nadas de tra­balho.

O Es­paço In­ter­na­ci­onal, maior e com um de­senho re­no­vado, afirma-se como in­con­tor­nável ponto de en­contro dos que per­sistem na luta contra o im­pe­ri­a­lismo e a guerra. Está con­fir­mada a pre­sença de re­pre­sen­tantes de mais de meia cen­tena de par­tidos co­mu­nistas e or­ga­ni­za­ções pro­gres­sistas. Muitos destes terão aqui stands pró­prios.

O Ci­ne­A­vante, oito anos de­pois da sua pri­meira edição, chama ao Es­paço Cen­tral quem se deixa en­trar na roda de filmes e do­cu­men­tá­rios, com oito cri­a­ções, que valem dez horas de exi­bição, e com o «Mons­trinha», para o pú­blico in­fantil.

Por estas, por ou­tras que já re­ve­lámos e por mais que ha­vemos de contar, per­cebe-se o fun­da­mento de dizer que «não há Festa como esta».




Mais artigos de: Festa do Avante!

Uma Festa para todos, com mais alegria

PRO­GRAMA Esta se­gunda-feira, num dos locais da Quinta da Ata­laia, com me­lhor vista sobrea Festa do Avante! para e a baía do Seixal, teve lugar a con­fe­rência de im­prensa de apre­sen­tação do pro­grama in­te­gral dos dias 7, 8 e 9 de Se­tembro da Festa.

Espaço Internacional com mais área e novo desenho

SO­LI­DA­RI­E­DADE Em 2018, o Es­paço In­ter­na­ci­onal está maior e tem um de­senho re­no­vado, afir­mando-se como in­con­tor­nável ponto de en­contro dos que per­sistem na luta, pela paz, a so­be­rania e o pro­gresso so­cial, contra o im­pe­ri­a­lismo e a guerra.

Vamos ao cinema?

Há oito anos, na sua pri­meira edição, o Ci­ne­A­vante mos­trou ao que vinha, e de ime­diato foi aco­lhido com agrado pelos vi­si­tantes da Festa.
De então para cá, a cada nova edição, a adesão das pes­soas foi cres­cendo, ga­nhou um pú­blico fiel, o pro­jecto con­so­lidou-se, con­quistou um es­ta­tuto e lugar pró­prios no pro­grama da Festa.
Este ano, entre filmes e do­cu­men­tá­rios, são oito as cri­a­ções que pre­en­chem o pro­grama de três dias, num total de cerca de dez horas de exi­ição.
Sem falar, claro, do «Mons­trinha», pro­jecto igual­mente con­so­li­dado, com uma pro­gra­mação pró­pria e que, como ha­bi­tu­al­mente, fará as de­lí­cias da pe­que­nada.
Apague-se as luzes, pois, que a fita vai co­meçar a rodar....

MONSTRINHA

Avó Roza Kolchagova | Bulgária | 2017 | 6’ Uma casa, uma árvore, uma avó – algures, numa terra distante. Um filme sobre pequenas coisas, sobre as coisas que amamos. Uma história tão verdadeira e autêntica que nos leva a pensar: o que perdemos ao longo das nossas vidas permanentemente ocupadas....