Dia da Vitória festejado em Lisboa

Por iniciativa da Associação Iúri Gagárin e da Associação Chance+, realizou-se em Lisboa, na Alameda D. Afonso Henriques, a 2.ª Festa da Vitória e da Paz.

O aniversário da vitória da União Soviética e demais aliados contra o nazi-fascismo foi celebrado no domingo, dia 6, e teve como ponto alto o desfile do «Regimento Imortal», em que participaram russos, ucranianos, moldavos, bielorussos, georgianos, casaques e originários de outros países que constituíam a URSS, bem como muitos portugueses e pessoas de outras nacionalidades. Neste desfile integrou-se igualmente a cantora Iulia Samoilova, com outros elementos da representação russa no festival da Eurovisão.

No espectáculo que se seguiu ao acto de homenagem aos combatentes vitoriosos de 1945 actuaram grupos das associações Edinstvo, Espaço Vivo, Capela e Mir e do Centro Cultural da Moldávia, e outros artistas de diferentes comunidades imigradas, vindos de vários concelhos, desde Albufeira a Coimbra, bem como a banda da Academia Sons e Harmonia, o grupo Alborca e o coro da Liga dos Amigos da Mina de S. Domingos.

Nesta confraternização, em torno de um valor tão importante como a conquista da liberdade e da paz, o estímulo a um maior entrelaçamento entre estas comunidades imigrantes e a população portuguesa e ao mútuo conhecimento da cultura e história de cada povo alargou-se à variedade da gastronomia.

 



Mais artigos de: Nacional

Lisboa e Porto na rua pela liberdade da Palestina

SOLIDARIEDADE Para dia 14, em Lisboa, e 15, no Porto, estão convocadas acções de solidariedade com o povo da Palestina, contra os crimes de Israel e as provocações de Trump. A 15 assinala-se os 70 anos da Nakba.

PS mente na Moita

A CDU acusa o PS de «esquemas ardilosos» para instrumentalizar instituições do concelho da Moita e enganar as populações. Em causa está a cedência de um terreno, pela Câmara Municipal (CM) e Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, para a construção da sede do Agrupamento 371 do Corpo Nacional de Escutas, num processo...

Bolseiros denunciam precariedade

No dia 2, os bolseiros de investigação científica voltaram a manifestar-se, desta vez junto à sede do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), em Lisboa. Na acção, convocada pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), exigiu-se a abertura dos concursos ao abrigo da norma...

Concertos pela Paz em Maio

Amanhã, 11, às 21h30, na antiga igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra, tem lugar um Concerto pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). O espectáculo conta com a actuação de Catarina Peixinho, Cordis, Orfeão Dr. João Antunes – Condeixa, Cooperativa...