PCP quer Lisboa na rota da literatura

CULTURA Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa, propuseram, dia 23 de Abril, a realização de um evento literário regular na cidade, que celebre a «Língua», os «Livros», a «Literatura», as «Leituras» e as «Livrarias».

Lisboa têm um grande potencial para promover a literatura

Denominado «Lisboa 5 L», o Partido pretende integrar a «celebração» da língua portuguesa e da literatura na rede mundial de festivais literários, «colocando Lisboa na rota da literatura», já em 2019.

Segundo a proposta apresentada por João Ferreira e Carlos Moura, a aguardar agendamento para discussão e votação, a organização do evento deve ser da responsabilidade do pelouro da Cultura em articulação com as bibliotecas municipais e os serviços municipais que se considere relevantes e que a sua promoção, em toda a cidade, seja articulada com as escolas, universidades, freguesias e outros parceiros, envolvendo a população local e garantindo uma diversidade estética, diferenciação de géneros e distintos públicos.

«A literatura está praticamente omissa nas Grandes Opções do Plano do actual executivo» (PS/BE), acusam os comunistas em nota à comunicação social, sublinhando que «é uma emergência de cidadania colmatar esta grave lacuna na política cultural da cidade».

Razões de sobra

Na proposta do PCP refere-se, por exemplo, que a língua portuguesa «é uma das mais antigas e preciosas heranças, falada por 280 milhões, a quinta mais falada do mundo» e, segundo a Unesco, «a que mais tem crescido, a seguir ao inglês e espanhol».

Valorizado é, também, o facto de Lisboa possuir «uma literatura considerada única à escala mundial, onde nasceram, viveram e de onde partiram grandes figuras que se tornaram clássicos da nossa lusofonia», existindo «condições excepcionais para divulgar essa riqueza a nível internacional».

 



Mais artigos de: PCP

PCP realiza encontro de MPME

O PCP realiza no domingo, 6, a partir das 10h30, no Hotel Sana Metropolitan (Rua Soeiro Pereira Gomes, Lisboa) um encontro de micro, pequenos e médios empresários, no qual participa Jerónimo de Sousa. Em debate estarão a situação e balanço dos principais problemas que afectam esta camada social e as propostas e...

Veto da «Lei da Uber» dá razão ao PCP

TÁXI O veto e a devolução da «Lei da Uber» ao Parlamento, por parte do Presidente da República constitui uma «oportunidade» para «impedir» a aprovação de legislação que destruirá o sector do táxi, afirma o PCP.

PCP celebra Abril lutando pelos seus valores

REVOLUÇÃO O PCP está a assinalar em todo o País, em dezenas de iniciativas, os 44 anos da Revolução de Abril. Jerónimo de Sousa participou em dois grandes almoços: no sábado, em Odemira, e no domingo, em Loures.

Quotas de anticomunismo

As eleições em Cuba são uma das botas difíceis de descalçar do anticomunismo que povoa grande parte do espaço mediático. A sua própria realização desmente a caricatura com que o processo democrático da ilha caribenha é retratado na nossa imprensa. As recentes eleições para a Assembleia Nacional e para as assembleias...

Jerónimo de Sousa visitou Ovibeja

LUSA Jerónimo de Sousa visitou a Ovibeja no sábado, 28, acompanhado por dirigentes nacionais e regionais do PCP e eleitos comunistas em diversos órgãos institucionais. Em declarações aos jornalistas, o Secretário-geral comentou diversas questões da actualidade política nacional e...

O Militante

«Compreender para transformar o mundo», lê-se na capa da edição de Maio/Junho de O Militante, que destaca o II Centenário de Karl Marx. A revista – que hoje pode já ser adquirida – aborda também, entre muitas outras matérias, a informação e a propaganda do Partido; denuncia a campanha contra os trabalhadores da...