Jornada da alimentação, hotelaria e turismo

LUSA

Di­ri­gentes e de­le­gados sin­di­cais e ou­tros tra­ba­lha­dores, mo­bi­li­zados pelos sin­di­catos e a fe­de­ração da CGTP-IN nos sec­tores da ali­men­tação, ho­te­laria e tu­rismo, re­a­li­zaram no dia 4, quarta-feira, uma acção de pro­testo, em Lisboa, a en­cerrar uma quin­zena de luta.
As rei­vin­di­ca­ções – com des­taque para os au­mentos sa­la­riais e o cum­pri­mento da con­tra­tação co­lec­tiva e do di­reito à sua ne­go­ci­ação, ne­gado pelos pa­trões – foram dei­xadas, em mão, nas sedes das as­so­ci­a­ções pa­tro­nais Ah­resp e AHP, da Au­to­ri­dade para as Con­di­ções do Tra­balho (exi­gindo uma acção ins­pec­tiva san­ci­o­na­tória e em tempo útil) e no Mi­nis­tério da Eco­nomia e se­cre­taria de Es­tado do Tu­rismo.
Des­lo­cando-se a pé, em ma­ni­fes­tação, os tra­ba­lha­dores fi­zeram ouvir-se desde a Ave­nida Duque de Ávila à Casal Ri­beiro, e do Rossio até ao acesso da Praça Luís de Ca­mões para a Rua da Horta Seca. Nesta con­cen­tração, entre ou­tras in­ter­ven­ções, falou Rita Rato, de­pu­tada do PCP, que ex­pressou so­li­da­ri­e­dade com os ob­jec­tivos da luta.



Mais artigos de: Trabalhadores

CN da CGTP-IN mobiliza para grande jornada no 1.º de Maio

RE­SOLUÇÃO O Con­selho Na­ci­onal da CGTP-IN apre­ciou no dia 5 a si­tu­ação no País e no Mundo e apelou à in­ten­si­fi­cação das lutas dos tra­ba­lha­dores e à sua con­fluência numa grande jor­nada em 40 lo­ca­li­dades.

Greves nos transportes por direitos e melhores salários

REI­VIN­DICAÇÃO A pri­meira greve na Rya­nair, com efeitos que per­sistem, veio somar força às lutas no sector dos trans­portes, na EMEF, na Infra-es­tru­turas de Por­tugal e no Me­tro­po­li­tano de Lisboa.

Professores sem garantias marcam manifestação nacional

LUTA As dez or­ga­ni­za­ções sin­di­cais que subs­cre­veram em No­vembro uma de­cla­ração de com­pro­misso com o Go­verno querem obter ga­ran­tias e ver efeitos da con­tagem in­te­gral do tempo de ser­viço con­ge­lado.

Guardas prisionais interpelam PR

Junto ao estabelecimento prisional de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional promoveu uma concentração, onde compareceram profissionais de diversos locais de trabalho, por ocasião da visita que ali fez, no dia 4, o Presidente da República.Os...

Indignação dos médicos

«Este Ministério da Saúde não nos dá alternativa que não seja mantermos as formas de luta já anunciadas, nomeadamente a greve agendada para os dias 8, 9 e 10 de Maio», protestou a Federação Nacional dos Médicos, num comunicado de 28 de Março.A FNAM expressou «indignação» pelo adiamento, por parte do Ministério, da...