Mais passos para a paz na península da Coreia

DE­SA­NU­VI­A­MENTO O líder da Re­pú­blica Po­pular De­mo­crá­tica da Co­reia, Kim Jong-un, re­cebeu em Pyongyang uma de­le­gação de alto nível sul-co­reana. Há pers­pec­tivas de de­sa­nu­vi­a­mento na pe­nín­sula co­reana.

Co­reia do Norte aceita manter con­ver­sa­ções francas com os EUA

LUSA

Image 24563

A Co­reia do Norte afirmou que não tem ne­ces­si­dade de pos­suir armas nu­cle­ares se tiver ga­ran­tias de se­gu­rança. Pyongyang aceitou es­ta­be­lecer uma mo­ra­tória aos seus testes nu­cle­ares e de mís­seis se man­tiver con­ver­sa­ções com os Es­tados Unidos – anun­ciou a pre­si­dência da Re­pú­blica da Co­reia do Sul.

As au­to­ri­dades norte-co­re­anas de­cla­raram que o seu país está pre­pa­rado para levar a cabo «con­ver­sa­ções francas» com os EUA sobre a po­ten­cial des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula e a nor­ma­li­zação das re­la­ções bi­la­te­rais, se­gundo in­formou o di­rector do Ga­bi­nete de Se­gu­rança Na­ci­onal da pre­si­dência da Co­reia do Sul, Chung Eui-yong, ci­tado por di­versas agên­cias no­ti­ci­osas oci­den­tais.

Chung re­velou que os di­ri­gentes norte-co­re­anos dei­xaram claro que não ne­ces­sitam de armas nu­cle­ares se ces­sarem as ame­aças mi­li­tares sobre o seu país e se houver ga­ran­tias de se­gu­rança cre­dí­veis. Pyongyang pro­meteu não uti­lizar armas nu­cle­ares e con­ven­ci­o­nais contra os seus vi­zi­nhos do Sul.

A Co­reia do Norte e a Co­reia do Sul con­cor­daram em manter con­ver­sa­ções de alto nível em fi­nais de Abril. Além disso, os dois países vão es­ta­be­lecer uma linha te­le­fó­nica es­pe­cial entre os seus lí­deres.

Estes avanços foram co­nhe­cidos na terça-feira, 6, poucas horas de­pois de uma de­le­gação sul-co­reana, en­ca­be­çada por Chung, ter­minar uma vi­sita à Co­reia do Norte, du­rante a qual man­teve en­con­tros cor­diais com o pre­si­dente Kim Jon-un e ou­tros di­ri­gentes norte-co­re­anos.

O ob­jec­tivo prin­cipal dos emis­sá­rios sul-co­re­anos foi criar as con­di­ções ade­quadas para o es­ta­be­le­ci­mento de um even­tual diá­logo entre Pyongyang e Washington.

Chung Eui-yong re­sumiu os pro­pó­sitos da vi­sita: «Trans­mitir o de­sejo do pre­si­dente Moon Jae-in de con­se­guir a des­nu­cle­a­ri­zação da pe­nín­sula co­reana e a paz per­ma­nente, pro­lon­gando a boa von­tade e a me­lhoria das re­la­ções inter-co­re­anas ge­rada pelos Jogos Olím­picos de In­verno em Pye­ong­Chang».




Mais artigos de: Internacional

CPPC exige o fim da agressão à Síria

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) constata «a intensificação da propaganda de guerra com que se tenta legitimar a continuação e, mesmo, o agravamento da agressão contra a República Árabe da Síria e o povo...

Novos ataques <i>jihadistas</i> no Burkina Faso e no Mali

Dois ataques em Ouagadougou, na sexta-feira, 2, provocaram oito mortos e 80 feridos entre as forças de segurança, tendo sido abatidos nove atacantes. Há pelo menos dois detidos e assaltantes em fuga. Os alvos na capital do Burkina Faso foram a embaixada de França e Estado-Maior das...

Vitória na Virgínia Ocidental

«Não há greves ilegais, há greves mal sucedidas», reza uma velha máxima do sindicalismo estado-unidense que, um século depois, se mantém prenhe de actualidade. Na Virgínia Ocidental, não a de há um século mas a de 2018, fazer greve é...