Romenos manifestam-se contra governo

Milhares de pessoas manifestaram-se no domingo, 26, em Bucareste e noutras grandes cidades da Roménia, em protesto contra a apresentação no parlamento de uma pacote legislativo que visa limitar o poder dos procuradores no combate à corrupção.

As manifestações foram convocadas por dezenas de grupos informais com o apoio de duas grandes confederações sindicais.

Já em Fevereiro último, o governo social-democrata, vencedor das eleições de Dezembro, foi confrontado com uma vaga de protestos, por pretender atenuar o quadro legal que define os crimes de corrupção.

Os manifestantes viram então satisfeitas as suas reivindicações com a retirada dos polémicos projectos de lei.

O ressurgimento dos protestos coincidiu com a decisão da Justiça de arrestar bens do líder social-democrata, Liviu Dragnea, que está a ser investigado por desvio de fundos, abuso de poder e falsificação de documentos.




Mais artigos de: Europa

Pobreza flagela jovens trabalhadores

RELATÓRIO A pobreza laboral continua a atingir mais os jovens trabalhadores do que as outras camadas etárias, assinala um relatório da Organização Internacional do Trabalho.

Mais de 33 mil morreram no Mediterrâneo

MIGRANTES Quase 34 mil pessoas morreram ao tentarem a travessia do mar Mediterrâneo para alcançar a costa europeia, entre o 2000 e Junho deste ano, segundo um relatório da OIM.

Moção de censura pode levar a eleições antecipadas na Irlanda

O principal partido da oposição na Irlanda, Fianna Fail, anunciou, dia 24, a apresentação de uma moção de censura que pode fazer cair o governo minoritário do partido Fine Gael. Na origem da crise está o comportamento da actual vice-primeira-ministra, Frances...

Da violenta exploração

LUSA No final de Outubro, no âmbito de uma delegação da Comissão das Mulheres e da Igualdade de Género do Parlamento Europeu a Portugal, reunimo-nos com representantes do SINTEVECSUL, a propósito da situação na TEXTIL GRAMAX INTERNATIONAL...