CDU repõe verdade em Almada
A CDU/Almada emitiu um comunicado no dia 30 a propósito da notícia publicada nesse mesmo dia no Diário de Notícias com o título «Só PSD aceita pelouros do PS em Almada. PCP recusou». Chamando a atenção para a falta de rigor da notícia, a CDU informa que apresentou por escrito ao PS e à presidente eleita do município, no dia 27, uma proposta de distribuição de pelouros que tinha em conta a composição do órgão – com quatro eleitos do PS, quatro da CDU, dois do PS e um do BE – e também o historial do concelho relativamente à atribuição de responsabilidades às diferentes forças políticas. Até àquele momento a CDU não tinha recebido qualquer resposta, pelo que, ao contrário do que noticia o DN, a questão não estaria ainda encerrada.
Quanto à Assembleia Municipal, a CDU desmente o teor da peça publicada no jornal, que apresenta de forma errada a distribuição de lugares: a CDU tem 14 representantes, e não 11, e o PS 13, e não 11, como também é referido. Na primeira reunião da Assembleia Municipal, realizada na sequência da instalação dos órgãos, no passado sábado, foram apresentadas duas listas para a mesa da Assembleia Municipal: uma proposta pelo PS e outra pela CDU. A primeira venceu a votação, recolhendo o que se admite serem os votos do PS, do PSD e do BE, ficando a mesa integralmente constituída por membros do PS.
No comunicado, a CDU dá ainda conta da conclusão do processo de transmissão de bens do município para a nova administração, sendo o saldo de tesouraria transferido de 22 milhões de euros.