PCP analisa eleições e projecta intervenção

DEBATE As organizações do Partido prosseguem, em todo o País, a avaliação dos resultados das eleições autárquicas e a projecção da sua actividade imediata.

A CDU continua a ter uma importante presença nacional

Image 23816

A Direcção Regional do Alentejo, reunida no dia 10, valorizou o resultado alcançado pela CDU na região no passado dia 1: mais de 77 000 votos para as câmaras municipais, cerca de 900 eleitos e a presidência de 14 municípios e 81 freguesias. Assim, e «sem prejuízo e recuos e perdas, a CDU afirma-se como uma grande força autárquica no Alentejo», conclui. A perda da presidências das câmaras municipais de Alandroal, Barrancos, Beja, Castro Verde e Moura constitui, para a DRA, uma «perda para as populações, os trabalhadores, para o serviço público, a cultura e o poder local democrático».

Nos próximos anos, realça a estrutura dirigente do PCP, «as importantes posições da CDU nas autarquias do Alentejo são a garantia de que o reconhecido trabalho marcará presença em toda a região e que prosseguirá a sua acção todos os dias». A inversão do permanente declínio demográfico e do acelerado envelhecimento populacional são objectivos do PCP, só possíveis com uma política que aproveite melhor os recursos e potencialidades da região

No distrito de Santarém, a CDU manteve a presidência das câmaras municipais de Alpiarça e Benavente e perdeu a de Constância, ao mesmo tempo que elegeu 14 vereadores, 58 membros em assembleias municipais e 138 em assembleias de freguesia. Recusando limitar a leitura de resultados ao número de maiorias, a Direcção da Organização Regional de Santarém realça que os resultados alcançados «não retiram a determinação do PCP e da CDU de continuar a luta pela defesa, reposição e conquista de direitos, bem como não reduz a sua influência real». No comunicado, de dia 6, o PCP saúda a luta dos trabalhadores da Sumol + Compal e do Minipreço, ao mesmo tempo que «considera indispensável que os trabalhadores e as massas populares assumam a defesa dos seus interesses».

Importantes posições

No dia 10, a Direcção da Organização Regional do Algarve avaliou os resultados eleitorais e traçou as linhas da intervenção futura. Sobre as eleições, o comunicado da DORAL realça a eleição directa de 103 candidatos da CDU – seis vereadores, 31 eleitos em assembleias municipais e 64 nas freguesias – e o reforço das maiorias absolutas nas freguesias de Santa Bárbara de Nexe, Silves e São Bartolomeu de Messines e na Câmara Municipal de Silves, onde obteve 52,65 por cento dos votos, «progredindo de forma significativa em votos e mandatos». Negativamente sobressaem as perdas de representação da CDU nas câmaras de Faro, Olhão, Portimão e Lagos.

Destacando a campanha realizada, na qual os activistas da coligação levaram aos 16 concelhos e 63 freguesias do Algarve as denúncias, propostas e projecto autárquico da CDU, a estrutura de direcção regional do Partido aponta os principais problemas da região a que há que dar resposta: dos baixos salários à precariedade e sazonalidade, passando pela degradação dos serviços públicos e às portagens.

Já a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco, reunida no dia 14, congratulou-se pela «importante expressão da CDU no distrito», patente nos 31 mandatos alcançados em seis dos 11 concelhos, 24 em assembleias de freguesia e os restantes sete em assembleias municipais. De realçar o reforço da maioria na freguesia de Boidobra, onde a CDU mantém a presidência, e a eleição em freguesias onde até agora não tinha qualquer representação ou reforçando a anteriormente existente, como são os casos de Maçaínhas e Inguias, em Belmonte; Zebreira, Idanha e Monsanto, em Idanha-a-Nova; Peso e Vales do Rio, na Covilhã; e Cebolais/Retaxo, em Castelo Branco.

Na véspera, foi a Direcção da Organização Regional da Guarda a valorizar a subida registada em quatro concelhos e a conquista de 21 mandatos em assembleias de freguesia e sete em assembleias municipais, apesar de em ambos os casos os mandatos serem menos do que sucedera quatro anos antes. A reconquista da presidência da junta de freguesia de Almeida e a eleição em Trancoso e Meda são factores positivos registados.

 



Mais artigos de: PCP

Voz que conta para a defesa dos direitos

Para além do que representam para o esclarecimento dos trabalhadores relativamente a assuntos candentes da situação nacional e internacional, as células do PCP são determinantes para informar acerca de temas específicos de determinada empresa ou sector e fomentar a unidade e a...